Há 1 hora
A publicação busca fornecer uma visão detalhada e precisa da realidade socioeconômica e ambiental do Amazonas


A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação lançou, nesta terça-feira (25/02), a nova edição do Amazonas em Mapas, com informações atualizadas referentes aos anos de 2021 e 2022. A publicação busca fornecer uma visão detalhada e precisa da realidade socioeconômica e ambiental do estado, auxiliando gestores públicos, pesquisadores e a população em geral na tomada de decisões baseadas em dados georreferenciados.
De acordo com a secretária-executiva de Planejamento da Sedecti, Sônia Gomes, o Amazonas em Mapas é uma coletânea de mapas (Atlas) desenvolvida para oferecer uma visão abrangente sobre aspectos fundamentais da sociedade amazonense. A publicação reúne informações detalhadas sobre Caracterização Territorial, Meio Ambiente, Agricultura, Pecuária, Saúde, Educação, Economia e Segurança, abrangendo os 62 municípios do Estado. Essa ferramenta se consolidou como um importante instrumento para o planejamento e a formulação de políticas públicas.
“Ele está em formato de revista, de maneira mais interativa, o que facilita o manuseio do documento e a compreensão do documento. Esse é o principal diferencial, além de estar dividido em capítulos, trazendo mapas coloridos que mostram todas as potencialidades dos nossos municípios. Já disponibilizamos o material no site para que todos possam acessar e utilizar essas informações atualizadas”, explicou Sônia Gomes.
Nesta 6ª edição, o Atlas apresenta 110 mapas organizados em 15 capítulos, totalizando 277 páginas de conteúdo atualizado e aprofundado. As informações cartográficas são referentes ao ano base de 2022, acompanhadas de quadros comparativos com dados de 2021, permitindo uma análise evolutiva dos indicadores e facilitando o entendimento das transformações ocorridas no Estado ao longo do período.
Novidades
De acordo com a gestora, para tornar as informações ainda mais acessíveis e compreensíveis, a nova edição foi produzida em formato de revista, incorporando textos explicativos e contextualizados para cada mapa. “Essa abordagem didática visa democratizar o acesso ao conhecimento, tornando os dados mais fáceis de interpretar para estudantes, pesquisadores e demais interessados. Além disso, a edição fortalece o compromisso do Governo do Estado com a transparência e a disseminação de informações estratégicas para o desenvolvimento do Amazonas”.
Acesso gratuito
O Amazonas em Mapas está disponível gratuitamente no Portal do Planejamento, conforme o endereço: garantindo que qualquer interessado possa acessar as informações de forma prática e rápida.