Foto: Divulgação / PSFS
O Plano de Segurança Portuária do Porto de São Francisco do Sul foi aprovado pela Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos).
Como consequência, o órgão emitiu a Declaração de Cumprimento do Código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code, na sigla em inglês), que foi publicada no Diário Oficial da União, esta semana.
A Declaração é uma certificação internacional, concedida pela União, atestando que o Porto atende a todas as exigências de segurança exigida para controle de acessos e monitoramento das instalações.
Para obter a certificação, que estava caçada desde 2021, o Porto de São Francisco realizou, nos últimos dois anos, o maior investimento em segurança da informação da sua história: R$ 25 milhões.
Uma das principais obras de modernização foi o novo sistema de monitoramento e controle de acesso ao Terminal Graneleiro, responsável pelo armazenamento de soja e milho, principalmente.
No local foram instaladas 12 câmeras de leitura de placas de caminhões e identificação de cada vagão de trem que leva carga ao Porto, por meio do Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR). O sistema permite a conexão online com a Receita Federal para o envio das informações das diferentes cargas.
O controle de acesso ao Terminal Graneleiro também foi modernizado, com quatro novos equipamentos que identificam os caminhoneiros por meio da biometria digital, além da automação dos portões.
Foram colocadas, ainda, 111 novas câmeras para o aprimoramento do Circuito Fechado de Televisão (CFTV). Em 2024, também houve grandes investimentos na área de Tecnologia da Informação, com a compra de dois storages, para armazenamento de imagens, e 10 servidores.
Em 2023, o Porto já tinha habilitado um novo acesso, com três balanças, o que agilizou a movimentação de caminhões.
Para o presidente do Porto, Cleverton Vieira, a certificação, válida por cinco anos, demonstra o compromisso do terminal catarinense com a segurança portuária. “Foram dois anos de intenso trabalho de modernização em tecnologia da informação e investimentos milionários em infraestrutura, para transformar São Francisco num porto de excelência, seguindo todos os padrões internacionais”.
O gerente de Segurança, Pablo da Silva, responsável pela organização do processo para obter a Declaração de Cumprimento lembrou das etapas necessárias para alcançar a certificação. “Inicialmente, o Porto elaborou um Estudo de Avaliação de Riscos (EAR) que foi submetido à aprovação da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Cesportos)”.
Após a sua validação, foi produzido o Plano de Segurança Pública Portuária (PSP), que também foi aprovado pela Cesportos. “Esta certificação é similar ao que empresas recebem com as ISO, ou seja, certificações de qualidade baseadas em padrões internacionais”, compara Silva, acrescentando que o Porto de São Francisco também conta com as certificações ISO 9001 e 14001.
História
O Brasil, com a promulgação da Convenção Solas, em maio de 1982, assumiu um compromisso com a proteção marítima. Em julho de 2004, o Código Internacional para a Proteção de Navios e Instalações (ISPS) entrou em vigor após uma aceleração da implementação por parte da Organização Marítima Internacional, devido ao atentado de 11 de setembro de 2001, como medida para intensificar a proteção às instalações portuárias e navios.
No Brasil, a Conportos é responsável pelas inspeções dos terminais e as concessões dos certificados, seguindo o ISPS passado pela Organização Marítima Internacional (IMO).
Mais informações:
Jornalista Billy Culleton
Assessoria de Comunicação
Porto de São Francisco do Sul
(48) 99968-3091
Fonte: estado.sc.gov.br