22.5 C
Marília

SELIC: para ABFintechs, “A pandemia prejudicou a economia e estamos sendo afetados por um choque de oferta”

Leia também

ABFintechs

Para Renan Schaefer, diretor executivo da associação, a demanda continuou, dentre outros motivos, devido ao auxílio emergencial

Acredito que você já tenha visto que o Copom do Banco Central elevou ontem a taxa básica de juros da economia (Taxa Selic) em 0,75 ponto percentual. Com isso, a Selic passou de 2% para 2,75% ao ano. De modo geral, o aumento já era esperado, porém ultrapassou as estimativas.

Este foi o primeiro aumento da taxa Selic em 6 anos e a previsão é que a taxa continue aumentando, terminando 2021 em 4,5% ao ano e 2022, em 5,5% ao ano, segundo o Boletim FOCUS do Banco Central, de 12 de março de 2021.

Para Renan Schaefer, diretor executivo da ABFintechs, existe uma grande possibilidade de o aumento na taxa de juros continuar no curto e médio prazo. “A pandemia prejudicou a economia de modo geral e estamos sendo afetados por um choque de oferta. Neste cenário, a demanda continuou, dentre outros motivos, devido ao auxílio emergencial”, afirma o executivo. 

Quanto aos investimentos neste momento, Renan ainda afirma que existe uma possibilidade grande de sair fluxo de capital produtivo e ações, migrando para uma renda fixa e mais tradicional. “Para investidores mais conservadores, a renda fixa volta a sinalizar uma retomada. No entanto, a questão ainda é um pouco mais complexa, ou seja, o aumento da taxa de juros também se reflete num ajuste de curva de juros mais longa. O impacto do aumento de juros será sentido tanto na economia real, como também no câmbio”, explica Schaefer.

Se quiser saber mais sobre o assunto, bem como temas relacionados ao mercado de crédito, investimentos, startups, captação de recursos e negócios, coloco o Renan Schaefer à disposição. Coloco abaixo a mini bio dele 🙂 

Fico à disposição, obrigada!

Sobre Renan SchaeferGraduado em Relações Internacionais pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL (2009), MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV (2013), mestre em administração pela ESAG/UDESC, analista de investimentos certificado pela Associação dos Profissionais de Mercado de Capitais (APIMEC), Especialização em investimentos imobiliários – INSPER – (2016). Atuação em gestão de recursos de terceiros, assessoria financeira para investimentos e empresas, tendo passado por mesas de operações de corretoras de valores, fundos de investimentos e áreas de research de corretoras de valores em Santa Catarina e São Paulo. Foi responsável por estruturação financeira, atração de investimentos e geração de novos negócios no Sapiens Parque em Florianópolis (SC), pela área de finanças corporativas da CVentures Empreendimentos Inovadores, e pela geração de novos negócios no setor financeiro, imobiliário, governo e varejo na Fundação CERTI. Atualmente é sócio da a55 e da Remora Finance e toca as áreas comercial, novos negócios, parcerias e investimentos da a55 para o Brasil.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias