O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta sexta-feira (28) que sempre teve uma “boa relação” com a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PR), que assumirá a Secretaria de Relações Institucionais (SRI). A mudança foi comunicada a Motta pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A pasta é responsável pela articulação política com o Congresso Nacional. A deputada foi escolhida por Lula para assumir a função no lugar de Alexandre Padilha, que deixará o cargo para comandar o Ministério da Saúde.
“Recebi ligação do presidente @LulaOficial comunicando a indicação da deputada @gleisi para o cargo de ministra das Relações Institucionais. Sempre tive boa relação com ela no parlamento. Desejo pleno êxito na nova função e continuaremos o diálogo permanente a favor do Brasil”, disse Hugo Motta no X (antigo Twitter).
Recebi ligação do Presidente @LulaOficial comunicando a indicação da deputada @gleisi para o cargo de Ministra das Relações Institucionais. Sempre tive boa relação com ela no parlamento. Desejo pleno êxito na nova função e continuaremos o diálogo permanente a favor do Brasil.
— Hugo Motta (@HugoMottaPB) February 28, 2025
Como a CNN mostrou, a atuação de Gleisi na eleição de Motta, como presidente da Câmara dos Deputados, foi determinante para que Lula a escolhesse como ministra da SRI. As trocas na Esplanada fazem parte da reforma ministerial em curso, que foi motivada pelo apelo de partidos de centro por mais espaço no governo.
A posse de Gleisi está prevista para 10 de março. No cargo, a futura ministra terá de lidar diretamente com a cúpula do Congresso para negociar as prioridades do Executivo.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br