Há 5 horas
Com castração gratuita, nova secretaria estadual promove primeira ação no interior
Com cerca de 300 cães e gatos atendidos, a recém-criada Secretaria de Estado de Proteção Animal do Amazonas (Sepet) realizou, neste fim de semana (03 e 04/05), sua primeira campanha de castração no interior do estado, no município de Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus).
Realizada em parceria com a Prefeitura de Barcelos, a ação marcou a primeira campanha oficial de controle populacional de animais domésticos no município.


De acordo com a secretária de Estado de Proteção Animal, Leda Maia, a castração é uma das principais estratégias para o bem-estar animal e para a saúde pública. “A castração evita ninhadas indesejadas, reduz o abandono, diminui a superpopulação de animais nas ruas e previne diversas doenças, como infecções uterinas, câncer de mama nas fêmeas e câncer de próstata nos machos”, explicou.
Ainda de acordo com a secretária da Sepet, além disso, animais castrados tendem a ser mais tranquilos, vivem mais e com mais qualidade de vida. A medida também contribui para evitar acidentes de trânsito provocados por animais soltos e reduz o risco de zoonoses — doenças que podem ser transmitidas dos animais para os seres humanos.




“A Sepet nasceu com o compromisso de cuidar dos animais e promover políticas públicas eficazes, e essa campanha em Barcelos é só o começo de uma atuação que vai chegar a todo o Amazonas”, finalizou a secretária.