Os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no CSE (Centro Socioeducativo) Homero De Souza Cruz Filho, gerido pelo Governo do Estado, tiveram um desempenho notável no Encceja PPL (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade). Dentre os 11 inscritos pela Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), seis foram aprovados, alcançando uma aprovação recorde referente à aplicação de 2024.
O resultado divulgado nesta semana detalha um resultado expressivo para os jovens, com destaque para um adolescente venezuelano, que também obteve uma nota significativa no exame.
A titular da Setrabes, Tânia Soares, avaliou como positivo o resultado do exame aplicado no final de 2024, reforçando que uma das metas da gestão na unidade é fortalecer a atividade educacional entre os adolescentes com o apoio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto).
“Temos buscado a aplicabilidade de todas as atividades que possam contribuir de forma positiva para os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na unidade, a exemplo da continuidade de sua formação escolar. Avaliamos esse resultado de forma bastante positiva, oportunidade em que parabenizo toda a equipe gestora responsável pela aplicação do Encceja”, disse.
Segundo o coordenador estadual da Política Pública Socioeducativa, Hugo Vissotto, o exame é um marco importante para a ressocialização, ampliando as perspectivas educacionais e profissionais dos jovens e adolescentes que participaram.
“Todos os dias implementamos ações que fortalecem a prioridade do processo educacional dos adolescentes e jovens no cumprimento da medida socioeducativa. O Estado de Roraima é ímpar pela diversidade étnico-racial considerando os povos originários e pela capacidade de transpor os desafios no ensino e aprendizagem. Hoje celebramos esta vitória, alcançado a aprovação de um imigrante no cumprimento da medida e o maior índice de aprovação no Encceja PPL da nossa história”, detalhou.
A professora e responsável pela aplicação do exame, Zélia Rego, explicou que a escolarização no cumprimento da medida socioeducativa, vem sendo reformulada para atendimento das novas demandas abrangendo os indígenas e a alfabetização de adolescentes de nacionalidade venezuelana.
“Temos aplicado um método de ensino que contemple de forma satisfatória os adolescentes que atualmente estão na unidade, possibilitando que possam dar continuidade aos seus estudos e obtenham resultados satisfatórios como este em relação ao Enccenja”, afirmou.
SOBRE O EXAME
O Encceja PPL é realizado pelo Inep desde 2002 de forma gratuita e voluntária, oferecendo uma oportunidade para que jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada possam obter certificação de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio.
Fonte: portal.rr.gov.br