21.2 C
Marília

SP pode ter quase o dobro das chuvas esperadas para abril nos próximos dias

Leia também

São Paulo está sob alerta para chuvas intensasventos fortes e ressaca no litoral entre esta sexta-feira (4) e domingo (6), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).

previsão indica a possibilidade de um acumulado de chuva equivalente ao dobro do esperado para o mês, com volumes extremos no litoral paulista.

litoral de São Paulo deve registrar acumulados de chuva entre 150 milímetros e 250 milímetros, com picos de até 350 milímetros, entre esta sexta-feira (4) e a madrugada de domingo (6), em algumas áreas como Ubatuba (SP). A média histórica de chuva para abril na região é de 200 milímetros. 

Nesta quinta-feira (3), a previsão é de sol e temperaturas elevadas, com máximas de 28°C, mas de mudança no tempo durante a tarde, com a chegada de uma frente fria. Temporais são esperados na Faixa Leste do estado, com chuvas de moderada a forte intensidade, raios e rajadas de vento acima de 40km/h.

Gabinete de Crise

As regiões mais afetadas pelos temporais serão a Região Metropolitana de São PauloSorocabaCampinasLitoral NorteBaixada SantistaVale do ParaíbaVale do Ribeira e Itapeva. A Defesa Civil do Estado ativou o gabinete de crise, que funcionará a partir das 14h dessa quinta-feira, e vai até domingo (6), no CGE, para monitorar a situação e coordenar ações preventivas com os municípios.

Para sexta-feira (4), a previsão é de chuvas desde o início do dia, com intensidade variando de moderada a forte, acompanhadas de raios e rajadas de vento que podem ultrapassar 50km/h. No sábado (5), a expectativa é de acumulados de chuvas de até 100 milímetros por dia e ventos intensos que podem variar entre 60 e 100 km/h. O INMET alerta para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Representantes de concessionárias de energia, abastecimento de água e órgãos públicos estarão monitorando a situação em tempo real para garantir uma resposta rápida a possíveis danos causados pelos temporais. A intenção é minimizar os impactos e garantir a segurança da população.

Alerta laranja: frente fria provoca chuvas intensas nos próximos dias

Uma nova massa de ar frio está se deslocando pelo Sul do Brasil, trazendo chuvas fortes e redução nas temperaturas nos três estados da área. O Rio Grande do Sul está em alerta para tempestades e chuvas intensas, especialmente na parte sul. Esta é a segunda onda de frio da semana a impactar a região.

Previsões indicam a chegada de chuvas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. As cidades do Rio Grande do Sul e do Paraná devem registrar os maiores volumes de precipitação. Dentre as localidades com os maiores acumulados de chuva previstos estão Santa Terezinha de Itaipu (PR), Jaguarão (RS), Gramado (RS) e Nova Prata (RS).

Além disso, a região Sul deve enfrentar um acentuado frio. As temperaturas mínimas esperadas para a quinta-feira podem chegar a 15°C em algumas cidades do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais. Já na sexta-feira, as temperaturas mais baixas devem ocorrer em Santa Catarina, com mínimas de 6°C registradas em Urupema e São Joaquim. Existe a possibilidade de geadas na madrugada de sábado, com chances de temperaturas negativas nas áreas mais elevadas da Serra Catarinense.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias