Para fechar o Mês das Mulher, o Acervo dos Palácios recebe em seu programa de entrevistas, o Acervo Entrevista, duas especialistas em artes para debater a presença feminina ao longo dos anos no meio artístico brasileiro e global. O bate-papo integra as ações do movimento São Paulo Por Todas, do Governo do Estado de São Paulo.
Mediado por Rachel Vallego, Curadora do Acervo dos Palácios, o programa conta com a participação das Professoras e Curadoras Ana Gonçalves Magalhães e Ana Paula Cavalcanti Simioni, que abordam a ocupação das figuras femininas na historiografia da arte, bem como o entendimento sobre esses movimentos atualmente, e a forma como a sociedade dá visibilidade à luta e a presença das mulheres artistas. O episódio já está disponível no perfil do Acervo dos Palácios, no Spotify.
Conheça as convidadas:
Ana Gonçalves Magalhães é Historiadora da arte, Professora Titular, Curadora e ex-Diretora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP, 2020-2024). Possui bacharelado em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 1992), mestrado em História da Arte e da Cultura pela mesma universidade (1995), doutorado em História e Crítica da Arte pela Universidade de São Paulo (USP, 2000), e a livre-docência pela Universidade de São Paulo (2015). Foi professora visitante na Università degli Studi di Milano (2011), Université Paris 8 – Saint Denis (2014), na Universidade de Viena (2017/2018), e na Universidade de Hamburgo. Foi ainda pesquisadora convidada no Getty Research Institute (2016), em Los Angeles, e na Biblioteca Hertziana – Instituto Max Planck, em Roma.
Ana Paula Cavalcanti Simioni é Professora Associada da Universidade de São Paulo e do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, doutorada em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2004), com doutorado-sanduiche na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris (2002). Em 2018 concluiu a Livre Docência sobre “Mulheres Modernistas: estratégias de consagração na arte brasileira”, publicado como livro pela EDUSP em 2022. É membro do ISA (International Sociologial Association) e do ICOM (International Council ouf Museums). Em 2019 foi professora convidada junto ao Institut dÉtudes Européens, Université de Paris 8. Em junho de 2017 foi contemplada com uma bolsa da Fondation Maison des Sciences de lHomme. Foi ainda membro do Institut dEtudes Avancées de Nantes entre 2021e 2023.
São Paulo por Todas
São Paulo Por Todas é um movimento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas do estado para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira exclusivamente disponíveis para elas.
Fonte: www.agenciasp.sp.gov.br