O Estado de São Paulo já ultrapassou a marca de 2 milhões de emissões da Carteira de Identidade Nacional (CIN), o novo documento de identificação válido em todo o território nacional. Emitida pelo Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), vinculado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), a CIN utiliza o número do CPF como Registro Geral Nacional, eliminando duplicidades e reduzindo o risco de fraudes.
O sucesso na emissão da CIN, iniciada em janeiro de 2024, tem sido impulsionado pela ampliação dos serviços digitais oferecidos pelo Poupatempo. Com o lançamento do novo portal e aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, a acessibilidade e a conveniência para os cidadãos aumentaram consideravelmente. Entre janeiro de 2024 e 2025, o Poupatempo registrou aproximadamente 17 milhões de atendimentos presenciais, além de 17,2 milhões de serviços iniciados pelo portal e 20,8 milhões por meio do app. Esses números evidenciam a forte adesão da população às soluções digitais, proporcionando um atendimento mais rápido e seguro.
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Para solicitar a CIN, os cidadãos podem procurar uma das mais de 240 unidades do Poupatempo espalhadas pelo estado. O programa, gerido pela Prodesp, empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo vinculada à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), oferece a primeira e segunda via da CIN, além de mais de 4,3 mil serviços ativos, como renovação de CNH, agendamento de mamografia, consulta a hemocentros e serviços para pessoas com deficiência, como a CipTEA e o adesivo veicular TEA.
Como solicitar a CIN
O atendimento deve ser agendado previamente, sem custos, pelo portal do Poupatempo, pelo aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, nos totens de autoatendimento ou via WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974.
No dia agendado, o cidadão deve comparecer ao posto escolhido com a Certidão de Nascimento ou de Casamento (original e cópia). Outros documentos, como CPF, título de eleitor, INSS, carteira de reservista, PIS, NIT, NIS e PASESP, podem ser incluídos na CIN. Além do Poupatempo, o serviço também está disponível nas unidades do IIRGD. Durante o atendimento, é possível registrar a vontade de ser doador de órgãos.
A CIN conta com um QR Code que permite verificar a autenticidade do documento e consultar se ele foi furtado ou extraviado, utilizando qualquer smartphone. A versão digital está disponível no aplicativo GOV.BR, no menu “Carteira de Documentos”.
Fonte: www.agenciasp.sp.gov.br