Um empresário de tecnologia de Los Angeles se viu preso em um táxi autônomo no mês passado a caminho do aeroporto, com o carro dando voltas repetidas em um estacionamento.
Mike Johns publicou um vídeo no LinkedIn no qual ele estava indo para o Aeroporto Internacional Sky Harbor, em Phoenix.
Johns ainda conseguiu pegar seu voo, mas ficou tonto e frustrado com a experiência com o táxi da Waymo, o braço de carros autônomos da Alphabet, empresa controladora do Google. A Waymo disse que o incidente causou um atraso de cinco minutos.
Johns disse à CNN na segunda-feira que esse não foi seu primeiro táxi sem motorista e que queria dar outra chance ao serviço para sua viagem ao aeroporto.
“Ele entrou em seu primeiro loop, segundo loop. O que está acontecendo? Parece que estão me pregando uma peça”, disse ele. Na quarta volta, ele estava começando a se sentir tonto porque era uma área pequena e concentrada.
Ele escreveu no LinkedIn que o carro dirigia em oito círculos.
Johns disse que não entrou em contato com o suporte ao cliente por conta própria. Ele disse que a Waymo reconheceu o problema e entrou em contato com ele pelo sistema do carro.
No vídeo, um funcionário da Waymo é ouvido dizendo que eles ligaram por causa de uma notificação de que o carro “poderia estar enfrentando algum problema de roteamento”.
O representante da Waymo pode ser ouvido dizendo a Johns que eles não podiam controlar o carro e que precisavam que ele usasse o aplicativo para resolver o problema.
O representante então disse que eles estavam tentando parar o carro e duas telas no carro diziam que ele estava “pausando temporariamente” a viagem e “encontrando um local” para parar.
Os robôs-táxis também podem cometer erros
Um táxi da Waymo dirigindo em círculos não é a primeira vez que a tecnologia apresenta comportamentos confusos ou frustra passageiros e transeuntes.
Em junho de 2024, a Waymo fez um recall de 672 carros para diminuir a probabilidade de eles baterem em postes depois que um carro bateu em um poste em maio. Em 2021, o robotáxi foi confundido por poças e os passageiros disseram que os carros freavam repentinamente devido a pássaros próximos.
A Waymo também passou por vários recalls, inclusive em fevereiro de 2024, quando dois veículos bateram no mesmo caminhão com minutos de diferença, e a Waymo, juntamente com a empresa de robotáxi Zoox, tornou-se parte de uma investigação federal por direção irregular.
Johns disse que já tinha ouvido falar de diferentes incidentes envolvendo carros da Waymo. Ele não achava que isso necessariamente aconteceria com ele — até que aconteceu.
O consultor de inteligência artificial afirmou que o fato de trabalhar no setor de tecnologia foi parte da razão pela qual ele escolheu a Waymo em vez dos serviços de transporte compartilhado Lyft e Uber.
“É o futuro de onde as coisas estão indo, então eu definitivamente faço parte disso”, disse ele.
A Waymo concluiu uma atualização de software programada regularmente após o evento do looping.
Johns disse que não entrou em contato com a Waymo, mas pode considerar usar o serviço novamente depois de conversar com a empresa. A Waymo disse à CNN em um e-mail que tentou entrar em contato com Johns e deixou uma mensagem de voz para acompanhamento.
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Fonte: www.cnnbrasil.com.br