Com a chegada da temporada de Capricórnio, o zodíaco se alinha com uma energia de disciplina, responsabilidade e foco. Esse período, que geralmente ocorre entre 22 de dezembro e 19 de janeiro, é governado pelo elemento Terra e pelo regente Saturno, trazendo um convite para estruturar planos e alcançar objetivos de forma metódica e determinada.
Capricórnio é conhecido por sua capacidade de transformar sonhos em realidade com paciência e persistência. Essa temporada é ideal para reforçar metas pessoais e profissionais, utilizando ferramentas que intensificam a energia do signo.
À CNN, o astrólogo Gabu Camacho resume o signo da seguinte maneira: “se eu tivesse que definir Capricórnio de forma rápida, eu diria que ele representa o ‘eu uso’. Signos são forças da natureza, são formas de agir e Capricórnio nos convida a olhar para as estruturas que sustentam nossa vida, seja no âmbito pessoal ou profissional. É um momento propício para alinhar objetivos e criar estratégias de longo prazo”, explica.
Contudo, Capricórnio não representa apenas disciplina e responsabilidade; ele também nos lembra da importância de respeitar o tempo, seja para construir algo sólido ou para reconhecer que nem tudo pode ser resolvido de forma imediata.
“Essa energia, refletida em todos nós durante essa temporada, nos ajuda a canalizar esforços para questões práticas e a revisar os compromissos que assumimos. Com a a regência de Saturno, Capricórnio nos mostra que é importante semear, mas também é importante esperar o tempo de maturação daquilo que se semeou. Podemos regar, adubar, dar as melhores condições… mas algumas coisas, precisam somente de tempo”, completa o especialista.
Todos somos Capricórnio em algum nível
Embora o Sol esteja em Capricórnio neste período, é importante lembrar que todos temos esse signo em algum lugar do nosso mapa natal.
“A casa onde você tem Capricórnio vai revelar as áreas da sua vida que estarão em evidência durante a temporada. Por exemplo, se Capricórnio está na sua segunda casa, temas como finanças e recursos podem ganhar destaque porque estão iluminados pelo Sol neste momento. Se estiver na sétima casa, relacionamentos e parcerias podem se tornar prioridades”, explica Gabu.
Para aproveitar a energia do signo com o elemento Terra, algumas práticas podem ajudar a alinhar seu cotidiano com os temas do período:
- Cristais: Ametista e quartzo fumê são ótimos aliados para trazer clareza mental e força para enfrentar desafios. Manter os cristais dentro da bolsa ou em cima da mesa de trabalho podem ajudar a se conectar melhor com essa energia.
- Atividades: estabeleça um planejamento realista para o ano e defina as suas prioridades. Meditação guiada sobre foco e disciplina também pode ser útil. Ao definir metas, é importante que elas sejam práticas, mas que também sejam realizáveis e levem em conta as suas emoções.
- Rotina: conecte-se com a natureza. Uma caminhada em silêncio ou contato com árvores pode ajudar a equilibrar a energia capricorniana com momentos de introspecção.
Dica: aproveite essa temporada para estruturar o próximo ano com clareza e resiliência, deixando que os cristais e a energia de Capricórnio inspirem seus movimentos.
Como a Lua pode direcionar os ciclos internos, segundo a astrologia
Fonte: www.cnnbrasil.com.br