30.4 C
Marília

Trato por Criciúma faz alerta sobre resíduos sólidos na rede de esgotos

Leia também

Foto: Divulgação / Casan

Com as equipes de seu programa ambiental Trato por Criciúma, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) alerta para os problemas causados pelo descarte inadequado de resíduos sólidos na rede de coleta de esgotos. Entupimentos das redes de coleta, proliferação de insetos e de doenças, além de extravasamento nas ruas estão entre os transtornos causados pelo mau uso do sistema.

A orientação do Trato por Criciúma é de que resíduos como óleo, papel higiênico e cabelos, entre diversos outros, não sejam jogados em vasos sanitários e ralos, pois o sistema sanitário de Criciúma é preparado para receber exclusivamente esgoto líquido. “Chamamos de esgoto a água que resulta do banho, da descarga do vaso sanitário, da lavação de louças e roupas, entre outras atividades. No entanto, materiais como pedaços de plástico, absorventes, cotonetes, preservativos e fio dental são indevidamente jogados no vaso sanitário e comprometem o funcionamento do sistema de esgoto”, alerta Eduardo Neckel, da Tec Civil Construções, empresa responsável pela execução do Trato por Criciúma.

Associados ao descarte de óleo, os problemas provocados pelo descarte de resíduos no sistema de esgoto compromete a qualidade de vida e a saúde pública. “O acúmulo de lixo pode provocar o entupimento da tubulação, que se torna ainda mais preocupante se também houver descarte de óleo na rede, porque esse material se torna sólido e pode provocar vazamentos nas ruas ou calçadas, além de retorno para as residências. A presença desses materiais na rede também provoca problema nas Estações Elevatórias, como entupimento de bomba, pane elétrica e travamento das boias de acionamento”, complementa.

Neckel também chama atenção para que os cuidados comecem no momento da conexão da residência à rede coleta da CASAN. “É importante que moradores e proprietários procurem nossas equipes para que seja feita a vistoria sanitária dos imóveis. Assim é possível identificar problemas de conexão e orientar as alterações necessárias para que complicações não ocorram”, complementa.

Regularize seu imóvel

Para oferecer ainda mais informações, o programa Trato por Criciúma disponibiliza uma assessoria técnica gratuita sobre a correta ligação de residências e empresas com suas instalações hidráulicas, prazos e agendamento de vistorias. A iniciativa possui o site Trato por Criciúma que contém os materiais impressos, números atualizados das regularizações e demais canais de comunicação.

O Trato por Criciúma tem sede na Rua Vitor Luís Angulski Sampaio, nº 391, bairro Jardim Maristela. O telefone para contato e agendamento de inspeção é 4834136410 – WhatsApp.

SAIBA MAIS:

Trato por Criciúma

– Imóveis vistoriados: 5.135

– Imóveis regulares: 3.368

– Imóveis regulares após vistoria: 2.031

– Imóveis ainda irregulares: 3.233

– Esgoto que deixou de ser lançado no ambiente sem tratamento: 190.000.000 milhões de litros (Equivalente a aproximadamente 12.666 caminhões limpa-fossa com 15.000 litros cada)

Orientações para o uso correto da rede de esgoto

A CASAN reforça que pequenas atitudes cotidianas podem evitar problemas maiores e garantir a eficiência da rede de esgoto. Entre as principais orientações estão:

– Não descarte lixo no vaso sanitário, incluindo plásticos, cotonetes, preservativos e cabelos.- Evite despejar óleo de cozinha na pia, pois ele se solidifica nas tubulações, causando obstruções.

– Mantenha ralos de pias e chuveiros sempre limpos, evitando que resíduos sólidos entrem no sistema de esgoto.- Nunca conecte calhas ou ralos que recebam água da chuva na rede de esgoto, para evitar sobrecarga e extravasamentos.

– Direcione a água do tanque e da lavanderia para o sistema de esgoto, e nunca para áreas abertas ou poços de visita.- Não remova a tampa dos poços de visita da CASAN para escoar água da chuva, pois essa prática além de ser ilegal pode causar acidentes e comprometer o serviço público.

Orientação para descarte do óleo de cozinha

– Após a fritura dos alimentos, espere o óleo de cozinha esfriar.

– Coloque em uma garrafa PET, utilizando se possível um funil com gase, para separar os resíduos sólidos.

– Leve a garrafa fechada até um Ponto de Entrega de Óleo.


Fonte: estado.sc.gov.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias