O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse acreditar que Vladimir Putin quer o fim da guerra com a Ucrânia em uma entrevista à ABC nesta terça-feira (29).
Trump afirmou crer que Putin “gostaria de parar a guerra” com a Ucrânia, acrescentando: “Sim, acho que sim… O sonho dele era dominar o país inteiro. Acho que, por minha causa, ele não vai fazer isso.”
Pressionado, no entanto, se confia no presidente russo, Trump hesitou.
“Eu não confio em você. Não confio em muita gente”, afirmou Trump. “Não confio em muita gente, mas acho que — acho que ele, digamos, me respeita, e acredito que, por minha causa, ele não vai dominar tudo — mas sua decisão, sua escolha, seria dominar toda a Ucrânia”, acrescentou.
No sábado (26), Trump questionou se Putin deseja um acordo de paz logo após se encontrar com seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, no Vaticano, minutos antes do início do funeral do papa Francisco.
Em uma publicação no Truth Social, enviada ao retornar de Roma após o encontro, Trump levantou a possibilidade de aplicar novas sanções à Rússia após o ataque a Kiev na semana passada, escrevendo que o bombardeio aéreo de Putin à Ucrânia “me faz pensar que talvez ele não queira parar a guerra, ele está apenas me incentivando, e precisa ser tratado de forma diferente, por meio de ‘Sanções Secundárias’ ou ‘Sanções Secundárias’? Muitas pessoas estão morrendo!!!”
Na entrevista desta terça à ABC News, Trump elaborou o encontro de sábado com Zelensky, dizendo ao âncora Terry Moran: “O momento foi um momento de consolo, de certa forma, porque um número enorme de pessoas está morrendo, muitos de seus seguidores estão morrendo, estão sendo mortos, e eu me sinto muito mal com isso.”
Fonte: www.cnnbrasil.com.br