O presidente Donald Trump anunciou nesta quinta-feira (1º) a nomeação de Mike Waltz para servir como embaixador dos Estados Unidos na ONU.
Desta forma, Waltz deixa o cargo de conselheiro de segurança nacional. O posto será ocupado de forma interina pelo secretário de Estado, Marco Rubio, que vai acumular as duas funções temporariamente.
“Mike Waltz trabalhou duro para colocar os interesses da nossa nação em primeiro lugar. Sei que ele fará o mesmo em seu novo cargo”, escreveu Trump em uma postagem na Truth Social.
“Enquanto isso, o secretário de Estado Marco Rubio atuará como conselheiro de segurança nacional, mantendo sua forte liderança no Departamento de Estado”, continou Trump.
Mais cedo hoje, a CNN noticiou que Waltz deveria deixar o cargo de conselheiro de segurança nacional nos próximos dias, segundo fontes. Essa é a primeira grande reformulação de equipe desde que o presidente assumiu o cargo em janeiro.
O cargo de Waltz estava em suspenso desde que lhe foi deixado claro no início desta semana que seu mandato à frente do Conselho de Segurança Nacional havia chegado ao fim, de acordo com uma fonte familiarizada com o assunto.
Waltz estava em terreno instável, pois perdeu grande parte da influência na Ala Oeste da Casa Branca, depois que adicionou sem querer um jornalista a um grupo de bate-papo em um aplicativo de mensagens, que discutia ataques militares no Iêmen.
Alex Wong, o vice-conselheiro de segurança nacional, e outros conselheiros de segurança nacional também devem deixar o cargo, segundo diversas fontes familiarizadas com as conversas, embora o momento não seja claro.
Acúmulo de cargos de Marco Rubio
Não é a primeira vez que Rubio é repentinamente convidado a preencher uma vaga no governo Trump. Em fevereiro, Trump demitiu a arquivista nacional Colleen Shogan, posteriormente nomeando Rubio para ocupar o cargo.
No mesmo mês, Trump nomeou Rubio como administrador interino da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) – uma agência que ele está prestes a fechar como parte dos esforços do governo para reduzir gastos.
No passado, Henry Kissinger acumulou os cargos de secretário de Estado e conselheiro de segurança nacionalno governo do ex-presidente Richard Nixon.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br