27.2 C
Marília

Trump vai conseguir confusão e unir mundo árabe, afirma especialista ao WW

Leia também

A pressão exercida pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o rei Abdullah II da Jordânia para receber palestinos pode ter consequências significativas para a geopolítica do Oriente Médio, segundo análise do professor Danny Zahreddine, professor de Relações Internacionais da PUC.

Durante participação no WW, Zahreddine destacou a complexidade da situação na região, especialmente considerando a delicada composição demográfica da Jordânia.

“A Jordânia é um país que vive uma situação extraordinariamente delicada, é daqueles países que não tem petróleo, não tem nada, tem uma situação geográfica difícil e uma composição demográfica particularmente delicada de ser mantida por uma monarquia”, explicou o professor.

Equilíbrio demográfico e histórico de tensões

O especialista ressaltou que a Jordânia já possui uma maioria populacional de origem palestina, o que torna a proposta de Trump ainda mais sensível.

Além disso, Zahreddine lembrou o histórico de tensões na região, citando o assassinato do fundador da Jordânia moderna, o rei Abdullah I, na Mesquita de Al-Aqsa em Jerusalém.

“Trump está mexendo com algo fundamental na região e vai conseguir o quê? Esse é o problema, ele vai conseguir confusão e unir os árabes e o mundo muçulmano”, alertou o professor.

Papel estratégico do Egito e da Arábia Saudita

Zahreddine também destacou o papel crucial do Egito e da Arábia Saudita neste cenário. Ele observou que o Egito, como “a maior sociedade de massas árabe”, mantém uma relação formal estabelecida com Israel, enquanto a Arábia Saudita tem se mantido notavelmente silenciosa sobre a questão.

“Eu acho que as próximas 48 horas serão fundamentais na chancelaria catari, para chancelaria egípcia e para os sauditas tentarem encontrar uma saída para essa questão”, finalizou Zahreddine.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias