O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, e sua família partiram de West Palm Beach, na Flórida, neste sábado (18) para a posse presidencial em Washington, D.C., na segunda-feira (20).
Trump, que normalmente viaja a bordo de seu jato particular, embarcou em um jato oficial da Força Aérea dos EUA enviado pelo presidente Joe Biden. Sua esposa Melania, sua filha Ivanka com o marido Jared o acompanham no avião.
O presidente eleito deve chegar a Washington na noite deste sábado para uma celebração marcando seu retorno ao poder.
O republicano deve ir imediatamente para seu clube de golfe em Virgínia, nos arredores de Washington, onde uma multidão de cerca de 500 convidados assistirá a uma exibição de fogos de artifício e apresentações musicais que incluem Leo Days, um imitador de Elvis e o tenor americano Christopher Macchio.
Trump, de 78 anos, deve realizar um comício com apoiadores dentro da arena Capital One no centro de Washington neste domingo (19), na véspera de sua posse, bem como um evento após a posse nesta segunda-feira (20) à tarde.
A posse do republicano está programada para acontecer às 14 horas no horário de Brasília.
Uma previsão de tempo frio para segunda-feira levou Trump a mover as cerimônias na fachada do edifício do Capitólio dos EUA para dentro da rotunda do Capitólio, e o desfile pela avenida Pennsylvania até a arena Capital One.
Será a primeira vez desde a segunda posse de Ronald Reagan em janeiro de 1985 que o evento será transferido para um local fechado.
A maioria dos mais de 220 mil convidados com ingresso que deveriam assistir do terreno do Capitólio dos EUA não poderão ver à posse dentro do edifício. Apenas uma fração poderá caber dentro da arena Capital One de 20 mil lugares, onde a posse dos EUA será transmitida e os artistas e participantes do desfile devem se apresentar.
Questionados neste sábado sobre como eles administrariam as multidões de portadores de ingressos para a posse de Trump que não caberiam na Rotunda do Capitólio ou no estádio Capital One, o Serviço Secreto encaminhou a questão aos organizadores do evento.
O comitê de posse de Trump não respondeu aos pedidos de mais informações sobre o evento na arena Capital One neste sábado.
Quando retornar à Casa Branca na tarde de segunda-feira, Trump deve começar a assinar algumas das dezenas de ordens executivas e diretivas que ele planejou para reprimir a imigração ilegal, impulsionar a produção de energia dos EUA e outras prioridades.
Trump, cujo primeiro mandato durou de 2017 a 2021, se recusou a comparecer à posse de Biden, que o derrotou em 2020. Ele deixou Washington para a Flórida antes da cerimônia, prometendo “voltar de alguma forma”.
Duas semanas antes, seus apoiadores invadiram o Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021, buscando atrasar os legisladores de certificar a vitória de Biden.
Posse de Trump: para quem o presidente dos EUA presta juramento?
Fonte: www.cnnbrasil.com.br