A Ucrânia disse no sábado (28) que atingiu um depósito de armazenamento e manutenção de drones Shahed de longo alcance na região russa de Oryol. Kiev acrescentou que isso “reduziu significativamente” a capacidade de Moscou de lançar ataques em massa com drones contra a Ucrânia.
O estado-maior militar da Ucrânia disse em uma declaração no Telegram que o ataque ocorreu na quinta-feira (26) e foi conduzido pela força aérea ucraniana.
“Como resultado do ataque, um depósito para armazenamento, manutenção e reparo de drones kamikaze Shahed, feito de várias estruturas de concreto protegidas, foi destruído”, disse.
“Esta operação militar reduziu significativamente o potencial do inimigo em termos de conduzir ataques aéreos de drones de ataque à infraestrutura civil da Ucrânia”, acrescentou.
Moscou não fez nenhum comentário sobre o ataque até o momento.
A Rússia lançou regularmente ataques com mísseis e drones contra a Ucrânia durante sua invasão de 34 meses.
Nos últimos meses, Moscou lançou disparos quase diários de dezenas de drones contra a Ucrânia, na esperança de danificar sua infraestrutura e desgastar as defesas aéreas, deixando-as menos capazes de abater mísseis.
A força aérea da Ucrânia disse no sábado (28) que havia derrubado 15 dos 16 drones lançados pela Rússia durante a noite, com o outro desaparecendo dos radares.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br