Há 2 horas
O objetivo da iniciativa é impulsionar a geração de renda e abrir novas oportunidades no mercado de trabalho
Foto: Tiago Corrêa/UGPE
A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), iniciou, nesta terça-feira (18/02), uma parceria com o Instituto Consulado da Mulher, para oferecer cursos de capacitação profissional voltados às beneficiárias do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). O objetivo é incentivar o empreendedorismo, gerar renda e novas oportunidades no mercado de trabalho para as participantes.
A iniciativa faz parte das ações de capacitação do programa e desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico das comunidades. Além de reassentar as famílias, o Prosamin+ oferece oportunidades de crescimento profissional aos beneficiários, impulsionando a geração de emprego e renda.
A UGPE já vinha desenvolvendo algumas atividades em conjunto com o Consulado da Mulher, que agora deverão ser formalizadas. Atualmente, o instituto está oferecendo o curso “Empreender Mulher”, em andamento no Escritório de Apoio Local (ELO) Mestre Chico, na zona sul de Manaus, com 35 participantes.


Foto: Tiago Corrêa/UGPE
O secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, realizou uma visita ao local, onde conversou com as alunas e assinou o termo de parceria com o Consulado da Mulher, destacando o apoio do Governo do Amazonas e a previsão de expansão das atividades para o Programa de Saneamento Integrado (Prosai), em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).
“Apoiamos esse tipo de ação, cedemos a estrutura e iniciamos uma cooperação técnica para expandir essa atividade para outras áreas do programa. Também vamos dar apoio de forma transversal no governo, trazendo a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e todos os parceiros do Estado, que possam ajudar nesse atendimento às empreendedoras do Prosamin+”, enfatizou.
A especialista de programas sociais do Consulado da Mulher, Bianca Cristina de Azevedo, ressaltou a importância da parceria para a capacitação, crescimento profissional e o empoderamento feminino. “Com essa parceria ampliamos a nossa rede de atuação e conseguimos chegar nas localidades onde o Estado já está atuando. Então, acaba criando-se uma rede de fortalecimento, em torno dessas mulheres que estão empreendendo”, disse.
Foto: Tiago Corrêa/UGPE
Para a empreendedora Emilene Mariano, é mais uma oportunidade que o Governo do Amazonas está proporcionando para as mulheres de se capacitarem e desenvolverem os seus negócios. “Esse curso está sendo uma oportunidade muito grande. Aprendemos como otimizar o nosso tempo e como superar os obstáculos que muitas vezes te travam como empreendedora. Esse olhar do Governo do Amazonas em promover essas capacitações para as mulheres é de extrema importância”, observou.
O Consulado da Mulher é uma organização não governamental que atua há 22 anos, proporcionando o desenvolvimento da economia, a autonomia financeira e a inclusão produtiva, por meio de capacitações voltadas ao desenvolvimento pessoal e gestão de negócios.
As capacitações no Prosamin+ são oferecidas de acordo com as demandas das comunidades das áreas em que o programa atua. O programa já disponibilizou treinamentos para atendente de farmácia, assistente administrativo, recepcionista, conferente de mercadorias, estoquista, almoxarife, operador de caixa, repositor de mercadoria, manutenção de condicionadores de ar, informática básica, barbeiro, tranças e penteados, maquiagem, extensão de cílios e instalações elétricas.