Há 6 horas
Moradores do Distrito de Itapeaçu terão acesso a especialistas e cirurgias de baixa e média complexidade
Foto: Evandro Seixas/SES-AM
O Barco Hospital São João XXIII está em uma nova expedição, desta vez com destino ao Distrito de Itapeaçu, no município de Urucurituba (a 208 quilômetros de Manaus). A embarcação chega ao local nesta quinta-feira (22/05) e inicia os atendimentos na sexta-feira (23/05), permanecendo até o dia 28 de maio.
A expedição é resultado de uma parceria entre o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), e a Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus. A iniciativa reforça o compromisso do governo estadual em garantir cuidado e acolhimento às comunidades ribeirinhas.
“Chegamos à 10ª expedição com o Barco Hospital. Essa iniciativa é fundamental para levar atendimento especializado e humanizado a comunidades distantes. É o Governo do Amazonas garantindo dignidade e qualidade de vida para quem mais precisa”, ressaltou a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud.
Os atendimentos incluirão especialidades como radiologia, oftalmologia, anestesiologia e odontologia. Também haverá consultas em urologia, proctologia, ginecologia, pediatria e endocrinologia. Para ser atendido, o usuário deve apresentar RG, CPF, Cartão SUS e cartão de vacinação.
Além das consultas médicas, serão realizados exames como raio-X, mamografia (a partir dos 40 anos), eletrocardiograma, ultrassonografia e exames laboratoriais.


Foto: Evandro Seixas/SES-AM
Em alguns casos, será necessário apresentar encaminhamento médico de unidades básicas de saúde ou hospitais do município, mas para determinados exames poderão ser solicitados diretamente pelos profissionais da embarcação, conforme avaliação clínica.
A ação também contempla cirurgias gratuitas, realizadas na estrutura hospitalar flutuante. Estão previstas cirurgias de pterígio, vesícula biliar, laqueadura, vasectomia, hérnia, postectomia, hemorroidectomia e catarata. Para todos os procedimentos, é necessário apresentar hemograma e eletrocardiograma. No caso de laqueadura e vasectomia, também é exigida a apresentação de documentos específicos e termo de autorização emitido por uma equipe multiprofissional.


Foto: Evandro Seixas/SES-AM
Estrutura moderna e equipada
Com três andares e estrutura hospitalar completa, o Barco Hospital São João XXIII é equipado com tecnologia de ponta para garantir assistência em saúde com qualidade à população ribeirinha. A embarcação dispõe de três centros cirúrgicos, quatro salas de recuperação pós-anestésica e dez leitos de internação, além de salas de exames de imagem, enfermaria e farmácia.
A unidade também conta com duas ambulanchas, que prestam suporte às expedições e realizam remoções de urgência para unidades de alta complexidade, quando necessário.
Desde sua primeira viagem, o Barco Hospital São João XXIII já realizou 46 mil atendimentos, incluindo procedimentos cirúrgicos. Entre os marcos da unidade está a realização de dois partos cesáreos.