22.3 C
Marília

“Vai beneficiar muitas famílias”, diz moradora da zona leste sobre reinauguração do Caic Edson Melo

Leia também

A unidade foi reinaugurada pelo governador Wilson Lima e vai atender crianças e adolescentes de zero a 13 anos, 11 meses e 29 dias

FOTO: Alex Pazuello/ Secom

Mais qualidade de vida é o que os moradores das zonas norte e leste descrevem com a reinauguração do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Edson Melo, no bairro Zumbi, nesta segunda-feira (07/04), pelo governador Wilson Lima. A unidade é especializada no atendimento infanto-juvenil, contemplando crianças e adolescentes de zero a 13 anos, 11 meses e 29 dias.

A dona de casa e mãe de quatro filhos, Ana Paula Aunário, 28, descreveu o sentimento após a entrega da unidade. Ela levou um dos filhos para uma das primeiras consultas após a reinauguração do centro.

“Achei muito bom e acredito que vai beneficiar muitas famílias do bairro, e até das outras proximidades. A gente estava com muita ansiedade. Meu filho é autista e espero receber acompanhamento psicológico, consultas com pediatras. Estou muito feliz que vai ser próximo da nossa casa”, disse Ana Paula.

FOTO: Alex Pazuello/ Secom

A moradora do bairro Armando Mendes, zona norte, Débora Lopes, 33, levou os filhos gêmeos para uma consulta e aprovou a mudança. “Atendeu todas as minhas demandas. Mudou bastante; ficou bem amplo. A brinquedoteca está bem mais espaçosa; ficou moderno. Espero que atenda bastante criança, porque a pediatria é muito procurada e isso vai ajudar bastante a comunidade”, afirmou a mãe.

Totalmente reformado e revitalizado, o Caic Edson Melo tem capacidade ampliada em 261%, saltando de 620 para 2.240 atendimentos por mês. A unidade vai oferecer consultas pediátricas, enfermagem e de serviço social, acompanhamento psicológico, atendimento odontológico, sala de vacinação e dispensação de medicamentos. A assistência farmacêutica mantém o perfil de farmácia básica, em suplementação aos serviços da atenção primária, com 24 itens padronizados.

A reinauguração da unidade marca o sétimo espaço reformado, com equipe técnica composta por 43 profissionais e estrutura física modernizada, incluindo equipamentos e mobiliário novos. A obra faz parte da reorganização da rede de assistência em pediatria, dentro do programa Saúde Amazonas.

Investimento

A reforma completa abrangeu áreas internas e externas do prédio, com pintura geral, revisão das instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, além de melhorias em consultórios médicos, banheiros, setores administrativos, recepção e área de espera. O investimento total foi de R$ 1,6 milhão.

Os serviços oferecidos seguem o novo perfil de atendimento proposto pelo Governo do Amazonas, com experiência digital iniciada na recepção, através de totens para emissão de senhas e chamadas inteligentes, passando pelos consultórios, através do prontuário médico eletrônico, até a dispensação de medicamentos.

“Os Caics trazem um modelo de trabalho diferente, olhando para onde as pessoas moram, trazendo a realidade da saúde de cada região. Esse é o sétimo Caic com 43 profissionais, sala de vacina, odontologia, psicologia, uma terapia que olha para a família”, disse a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud.

FOTO: Alex Pazuello/ Secom

Rede de Caics em transformação

Todos os 11 Caics da capital estão passando por revitalização. Já foram entregues os Caics: Dr. Afrânio Soares (Parque 10, zona centro-sul), Dra. Maria Helena Freitas de Góes (Colônia Terra Nova, zona norte), Ana Maria Braga (São José, zona leste), Dra. Josephina de Mello (Colônia Oliveira Machado, zona sul), Dr. Alberto Carreira (Compensa, zona oeste) e Alexandre Montoril (Petrópolis, zona sul)

Outros quatro Caics seguem em obras, com atendimentos mantidos em locais alternativos: José Carlos Mestrinho, José Contente, Gilson Moreira e Moura Tapajós

Além disso, parte dos Caics está sendo adaptada para o modelo Caic+ Especialidades, com atendimento em média complexidade. Três unidades, por sua vez, funcionarão na modalidade Caic TEA, voltadas para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A partir do segundo semestre, os Caics José Contente, Gilson Moreira e Afrânio Soares oferecerão atendimentos multidisciplinares em psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, terapia ocupacional e psicomotricidade.


Fonte: www.agenciaamazonas.am.gov.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias