O módulo lunar Blue Ghost capturou suas primeiras imagens da Lua a partir da órbita da espaçonave ao redor da Terra, anunciou a empresa Firefly Aerospace, sediada no Texas, EUA, esta semana.
As duas imagens — que a empresa publicou nesta segunda-feira (3) na plataforma de mídia social X, antigo Twitter — mostram uma vista da lua do convés superior do módulo lunar de 2 metros de altura, bem como um instantâneo do orbe celeste sozinho.
À medida que a espaçonave continua sua jornada até a Lua, com data de pouso prevista para 2 de março, a Firefly planeja fornecer atualizações regulares da missão, disse a empresa.
A nave espacial privada dos EUA também vem capturando imagens e vídeos do nosso planeta, incluindo filmagens da Terra eclipsando o Sol, que mostram a nave submersa em uma breve escuridão enquanto a Terra bloqueia quase toda a luz do Sol.
Na sexta-feira (31), a Firefly divulgou filmagens que a Blue Ghost fez da Terra eclipsando a lua enquanto a nave espacial viajava em órbita. Veja o vídeo abaixo:
I spy with my little lander, a Moon in the distance. Check out Blue Ghost’s amazing view of Earth eclipsing the Moon as the lander travels on orbit. Our #GhostRiders can’t wait to share more postcard worthy moments as we continue on our roadtrip. #BGM1 pic.twitter.com/OUGfHgSPLC
— Firefly Aerospace (@Firefly_Space) January 31, 2025
“As primeiras imagens da Lua e do Blue Marble da Firefly capturadas pelo nosso módulo lunar Blue Ghost incorporam tudo pelo que essa equipe ousada e imparável trabalhou arduamente nos últimos três anos. E estamos apenas começando”, disse Will Coogan, engenheiro-chefe da Blue Ghost da Firefly, em um e-mail.
O Blue Ghost está orbitando a Terra desde 15 de janeiro, quando o módulo de pouso pegou uma carona em um foguete SpaceX Falcon 9.
A espaçonave lunar deve deixar a órbita da Terra em cerca de uma semana, embarcando em uma jornada de quatro dias até a lua. O Blue Ghost orbitará nosso vizinho celestial por 16 dias antes de tentar uma descida até a superfície lunar.
T-5 days until Blue Ghost says goodbye to Earth! With the accuracy we achieved on our first two burns, we were able to skip the third Earth orbit maneuver. Blue Ghost is already in a good position to perform our trans-lunar injection in just under a week. Our #GhostRiders… pic.twitter.com/lMHpr8ix14
— Firefly Aerospace (@Firefly_Space) February 3, 2025
“O Blue Ghost está a um terço do seu caminho para a Lua, e esperamos capturar imagens ainda mais impressionantes”, disse Coogan. “Mais importante, capturaremos dados científicos críticos para nossos clientes da NASA ao longo do caminho, o que abrirá caminho para uma presença lunar duradoura e desbloqueará a exploração mais aprofundada em nosso sistema solar.”
O módulo de pouso carrega 10 instrumentos científicos e tecnológicos da Nasa a bordo como parte da iniciativa Commercial Lunar Payload Services, ou CLPS, da agência espacial, que coletará e enviará dados da Lua. O CLPS faz parte do programa Artemis mais amplo da Nasa, que visa pousar astronautas na Lua pela primeira vez em mais de 50 anos.
Até agora, toda a tecnologia da Nasa a bordo está “saudável” e operando conforme o esperado, anunciou o blog Artemis da NASA na segunda-feira.
O CEO da Firefly, Jason Kim, disse anteriormente à CNN que está animado para compartilhar imagens e filmagens capturadas pela Blue Ghost.
“Há um fenômeno chamado brilho do horizonte lunar (luz dispersa causada por partículas eletrostáticas flutuantes) que apenas os astronautas da Apollo 15 e 17 viram com seus olhos”, disse Kim. “Vamos conseguir capturar isso em vídeo de alta definição 4K por 4K e compartilhar com o resto do mundo.”
A empresa planeja capturar imagens em HD de um eclipse lunar total quando a Terra se mover diretamente entre nosso satélite e o Sol enquanto viaja ao longo de seu caminho orbital. Na Terra, aqueles no lugar certo verão a Lua sendo completamente encoberta pela sombra da Terra, fazendo com que ela assuma uma tonalidade avermelhada.
O eclipse lunar total será visível entre 13 e 14 de março para a Europa Ocidental, partes da Ásia, partes da Austrália, oeste da África, América do Norte e do Sul e Antártida.
Se tudo correr bem, o Blue Ghost pousará no extremo leste do lado próximo da Lua, perto de Mons Latreille, uma antiga formação vulcânica em uma bacia de mais de 483 quilômetros de largura chamada Mare Crisium, ou “Mar das Crises”.
O módulo de pouso realizará operações de superfície por um dia lunar (cerca de 14 dias terrestres) antes de enfrentar a noite lunar, onde o período de escuridão e baixas temperaturas devem fazer com que a espaçonave cesse as operações.
Quando foi a última viagem à Lua e por que o programa lunar acabou?
Fonte: www.cnnbrasil.com.br