A Polícia Civil de São Paulo ainda busca identificar o suspeito de matar o delegado Josenildo de Moura Júnior, de 32 anos. O crime aconteceu na manhã de terça-feira (14), na zona Sul da capital paulista.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do estado, o autor dos disparos se passou por um entregador de aplicativo antes de atacar o delegado.
Um circuito de segurança mostra toda a ação. No vídeo, o delegado Belarmino aparece de camisa preta e bermuda e vai em direção ao suspeito, que estava com uma mochila de entrega na cor laranja.
Logo que o delegado se aproxima, é possível ver que o suspeito aponta a arma. A imagem mostra que Belarmino ergue os braços, em sinal de rendição. O criminoso começa a revistar o policial e, ao identificar que ele estava armado, dispara.
O agente chegou a ser socorrido e encaminhado ao pronto socorro do Hospital Campo Limpo, mas não resistiu e morreu.
Nas redes sociais, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou que “as forças policiais estão empenhadas à procura e captura” do suspeito.
A investigação do caso está a cargo do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), que agora trabalha para identificar e prender o autor dos disparos.
Quem era o delegado?
Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 32 anos, era natural de Pernambuco, da cidade de Chã Grande, a cerca de 82 km da capital Recife.
De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, Belarmino estava há apenas 7 meses como delegado de polícia.
O agente também constava na lista de aprovados no concurso para delegado da Polícia Civil de Pernambuco, divulgada no final de 2024. Segundo amigos disseram à CNN, ele se preparava para voltar ao estado natal.
Em uma publicação, a polícia pernambucana lamentou a morte. “A PCPE expressa a solidariedade aos familiares e amigos nesse momento de dor”, disse.
O velório de Josenildo Belarmino de Moura Júnior está previsto para acontecer na manhã desta quarta-feira (15), na Academia de Polícia de São Paulo. Já na quinta-feira (16), o corpo deve seguir para um segundo velório, na Câmara Municipal de Chã Grande (PE), e sepultamento.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br