A Caxemira tem sido um ponto crítico nas relações entre a Índia e o Paquistão desde que ambos conquistaram a independência da Grã-Bretanha em 1947.
As duas nações que emergiram da sangrenta divisão da Índia Britânica — o Paquistão, de maioria muçulmana, e a Índia, de maioria hindu — reivindicam a Caxemira integralmente e, meses após se tornarem independentes, travaram a primeira de três guerras pelo território.
Aqui está uma recapitulação da história por trás do conflito entre as duas nações:
1947
Índia e Paquistão conquistam a independência da Grã-Bretanha. O governante da Caxemira decide inicialmente permanecer independente, optando por não se tornar parte do Paquistão ou da Índia.
Após a invasão de militantes paquistaneses, ele assina uma carta de adesão à Índia. O Paquistão não reconhece a carta como um documento legal, dando início à guerra.
Em 1949, os dois países concordam em retirar todas as tropas para trás de uma linha de cessar-fogo mutuamente acordada, mais tarde conhecida como Linha de Controle.
1965
Índia e Paquistão entram em guerra novamente pela Caxemira. O confronto não resolveu a disputa pelo território.
1971
Esta foi a maior guerra travada entre os dois países, resultando em uma perda humilhante para o Paquistão e na criação do estado de Bangladesh, a partir da região anteriormente conhecida como Paquistão Oriental.
1999
Índia e Paquistão travam um conflito fronteiriço limitado na Caxemira, após invasores armados do Paquistão cruzarem a Linha de Controle na cidade de Kargil.
Entenda o conflito entre Índia e Paquistão
A Índia lançou a “Operação Sindoor” nesta quarta-feira (7) — noite de terça-feira (6), no horário de Brasília — e atingiu “infraestrutura terrorista” tanto no Paquistão quanto na região da Caxemira administrada pelo Paquistão.
Essa é uma grande escalada, que leva as duas nações vizinhas, que possuem armas nucleares, à beira de uma guerra total.O Paquistão diz ter abatido cinco jatos da Força Aérea Indiana e um drone.
A Índia não confirmou essas perdas. Fontes paquistanesas disseram que três dos cinco aviões abatidos eram caças Rafale — ativos valiosos da Força Aérea Indiana adquiridos de um fabricante francês.
A ofensiva indiana ocorre após homens armados matarem 26 pessoas, a maioria turistas, na Caxemira controlada pela Índia em abril. A Índia acusou o Paquistão de envolvimento, algo que o governo paquistanês nega.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br