Apoiadores da oposição na Venezuela saíram às ruas de Caracas, capital do país, nesta quinta-feira (9), um dia antes da posse do presidente Nicolás Maduro para seu terceiro mandato.
Os manifestantes promoveram ações nas ruas do leste de Caracas, agitando bandeiras e entoando slogans que apelam à liberdade da Venezuela.
Outras grandes cidades latino-americanas, como Buenos Aires, Santiago, Lima e Cidade do México, também terão manifestações a favor do líder da oposição Edmundo González, que prometeu regressar a Caracas para tomar posse como presidente.
Maduro deverá tomar posse para um terceiro mandato presidencial na sexta-feira (10), após uma eleição controversa que atraiu críticas nacionais e internacionais.
Após as eleições de julho de 2024, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela declarou Maduro o vencedor, apesar de nunca ter publicado a contagem dos votos.
A oposição contestou este resultado, proclamando Gonzalez como o vencedor, com alegações de que 73% das contagens de votos recolhidas pelos seus apoiantes nos centros de votação em todo o país indicavam que Gonzalez tinha mais do dobro dos votos de Maduro.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br