As vendas no comércio eletrônico brasileiro como um todo apresentaram um crescimento de 13,3% neste verão, mas nas categorias de produtos ligados à estação houve uma queda de 3,6%, de acordo com levantamento da Neotrust Confi.
Peças de vestuário – como camisetas de proteção solar UV para adultos (-45,7%), maiôs para adultos (-30,7%) e sungas para adultos (-30,4%) -, e piscinas infláveis (-19,4%) registraram forte queda na comparação com a última temporada de verão.
Além destes, as vendas de aparelhos de ar-condicionado caíram 5,5%. No entanto, a procura por ventiladores aumentou 4,2% durante o período analisado.
O levantamento levou em consideração os períodos de 10 de dezembro de 2023 a 10 de janeiro de 2024 e o mesmo intervalo do ano seguinte.
Entre os itens que cresceram em vendas também estão as cadeiras para piscinas e praias (84,4%), caixas térmicas e coolers (74,1%), barcos infláveis (68%), guarda-sóis (37,8%) e acessórios para piscinas e praias (36,2%).
De acordo com a pesquisa, a explicação para as quedas do verão 2025 são as diferenças de temperaturas.
“No país todo, no período 2023/2024 a temperatura alta média era de 29,3 graus, e no período atual, 2024/2025, caiu para 27,5. Em São Paulo, a temperatura do verão anterior foi de 29,2 graus, e do atual, 27,2 graus”, destaca a Neotrust.
“Quanto mais calor, maiores as chances dos consumidores irem atrás de produtos correlatos. Em São Paulo, a categoria Ar e Ventilação no início de janeiro de 2024 registrou dias abaixo de 30 graus um faturamento diário médio de R$ 3,2 milhões; com 30 graus ou mais, R$ 18,4 milhões; e com 35 graus ou mais, R$ 27,4 milhões.”
Fonte: www.cnnbrasil.com.br