Fotos: Richard Casas
A vice-governadora Marilisa Boehm tratou com o cônsul-geral da Alemanha, Marc Oliver Bogdahn, do fortalecimento das relações comerciais e culturais entre Santa Catarina e o país europeu. Durante a reunião, realizada na manhã desta quinta-feira, 3, em Florianópolis, foi evidenciado o interesse do Governo do Estado em ampliar a cooperação já existente.
Esta pauta, avaliou Marilisa, é fundamental pois, desde 2016 nenhum novo acordo bilateral foi firmado entre catarinenses e alemães. “A reunião com o cônsul da Alemanha foi maravilhosa. Nós conversamos bastante e apresentamos o Estado de Santa Catarina para ele. E o nosso governador Jorginho Mello tem muito interesse em manter parcerias com outros países, principalmente com a Alemanha. Queremos continuar com essa parceria, trazendo investimentos para Santa Catarina”, comentou a vice-governadora.
Marilisa citou o empenho da administração estadual para amplificar o potencial de Santa Catarina na atração de parceiros estrangeiros. Bogdahn foi informado dos investimentos no setor educacional, com o programa Universidade Gratuita e com o CATec, para melhorar ainda mais o nível da mão de obra em Santa Catarina; e na área de segurança pública, que deram ao Estado a posição de mais seguro do Brasil.
“Falamos também do trabalho do governador Jorginho Mello para melhorar a infraestrutura em nossos aeroportos e portos, e nos investimentos na malha viária com o programa Estrada Boa, além da ampliação da rede de energia trifásica e a ligação aérea com a Europa via Portugal”, contou a vice-governadora.
O cônsul-geral alemão trabalha no consulado na capital gaúcha e explicou que, em função das cheias que afetaram o Rio Grande do Sul em 2024, somente agora pôde começar a dar a atenção devida a Santa Catarina, que também é sua responsabilidade. “Sou muito grato à vice-governadora Marilisa Boehm por me receber com tanto carinho. E foi uma reunião muito, muito boa, que a gente teve para tratar de aprofundar ainda mais os vínculos já tão fortes que existem entre o lindíssimo estado de Santa Catarina e a Alemanha”, garantiu.
De acordo com ele, a intenção do seu país é estreitar mais negócios e parcerias. “Esse é o objetivo, trazer mais investidores alemães aqui no Estado, onde já existem alianças muito fortes na área científica e universitária”, relatou.
Desafio global
Na reunião o secretário adjunto de Articulação Internacional, Emerson Pereira, destacou que a pasta tem desenvolvido parcerias com empresas do governo alemão. “Tem uma discussão na mesa agora com a G.I.Z., que é um braço de fomento da Alemanha, para desenvolvimento de projetos no exterior. Obviamente, estamos envolvendo a Invest SC, que é o nosso braço empreendedor dentro do Governo do Estado, justamente para a gente conseguir projetos principalmente no campo da transição energética. O assunto é um desafio global e a Alemanha é referência nesse aspecto. E dentro do ponto de vista estratégico, eles são hoje um dos principais países de relacionamento internacional para Santa Catarina”, afirmou.
O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, que também participou da conversa, considerou muito importante a visita do cônsul à vice-governadora. “Precisamos fortalecer a relação entre o Brasil, em especial Santa Catarina, com a Alemanha, pois somos parceiros de longa data. Tanto no que diz respeito às nossas tradições, da língua, da gastronomia e da cultura de um modo geral. Mas, em especial, na nossa relação comercial”, ressaltou.
Sobre esses potenciais trabalhos conjuntos, o cônsul-geral fez questão de exaltar a importância do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. “A Alemanha faz um grande lobby para que seja aprovado. A gente acha vital para o fortalecimento entre os dois blocos e o Brasil como líder”, explicou. Na opinião dele, o atual cenário da política internacional favorece a aproximação. “Eu acredito que o momento atual vai dar um impulso para a formação do bloco”.
Mais informações:
Jornalista Alessandro Bonassoli
Assessoria de Comunicação
Gabinete da Vice-governadora
(48) 9-9919-8372 / (48) 3665-2186
E-mail: [email protected]
Fonte: estado.sc.gov.br