Fortes chuvas atingiram o município de Guarujá, no litoral de São Paulo, na noite dessa sexta-feira (31), provocando alertas severos e extremos emitidos pela Defesa Civil. A chuva forte provocou estragos e deixou desabrigados na cidade.
A Defesa Civil registrou oito deslizamentos de terra, de grau leve a médio, em locais como a Estrada Santa Cruz dos Navegantes, Vila Júlia, Morro Península, Enseada, Vila Baiana, Morro do Engenho, Vila Zilda e Cachoeira. Também foram registradas três ocorrências de queda de árvore. Equipes da Defesa Civil, com técnicos e geólogos, atuam desde quarta-feira (29) em vistorias e atendimento às ocorrências.
Três escolas municipais foram preparadas para receber famílias desalojadas. Segundo a Prefeitura de Guarujá, 68 pessoas estão abrigadas nas escolas e outras 19 optaram por ficar com familiares. De acordo com a administração municipal, todas as pessoas afetadas receberam atendimento social e avaliação médica.
O acumulado de chuva em Guarujá chegou a 90,6 mm em 24 horas e já é de 232,2 mm nas últimas 72 horas. A prefeitura informou que segue monitorando a situação e realizando trabalhos de prevenção e apoio às famílias. Veja imagens de registro feito nas últimas horas:
A administração municipal alertou que, em caso de trincas nas paredes ou piso, movimentação do solo ou água barrenta saindo pelos ralos, a recomendação é deixar a residência imediatamente e entrar em contato com a Defesa Civil (199) ou Bombeiros (193).
Evacuações de áreas
A Defesa Civil emitiu alerta extremo para o Guarujá (SP), na noite desta sexta-feira. O órgão orientou que moradores da região do Jardim Vitória, Vila Baiano, Balneário Cidade Atlântica e da Comunidade Cantagalo, saiam imediatamente de casa e sigam uma rota de fuga até um abrigo.
De acordo com informações da Defesa Civil, por volta de 20h05, um alerta severo foi emitido para todo o município. Posteriormente, alertas extremos, indicando alto risco de deslizamentos, foram emitidos para a Barreira do João Guarda, às 20h28, e para o Morro do Macaco, por volta de 20h51.
As sirenes instaladas nesses bairros foram acionadas, alertando os moradores sobre o perigo iminente. A cidade de São Paulo e outras regiões do Sudeste também estão sob atenção devido às fortes precipitações.
*Com informações de Adriana De Luca, da CNN Brasil
Fonte: www.cnnbrasil.com.br