O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou um vídeo gerado por inteligência artificial nas redes sociais em que mostra o que seria a Faixa de Gaza após a construção de empreendimentos de luxo. A postagem causou inúmeros comentários negativos.
As imagens mostram um “antes e depois” do território com a frase “Gaza 2025”, em seguida a região aparece reconstruída após a intervenção dos EUA com prédios de luxo, pessoas dançando e uma estátua dourada gigante do presidente americano.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, aparece ao lado de Trump enquanto tomam sol em uma piscina. Elon Musk também é mostrado caminhando no vídeo enquanto dinheiro cai do céu.
Veja o vídeo publicado por Trump na íntegra:
Trump não escreveu legenda em nenhum dos posts. Perfis nas redes sociais deixaram comentários condenando a publicação.
“Como palestino, quero deixar claro que nunca aceitaremos o deslocamento forçado do povo. Gaza não é apenas um pedaço de terra; é o lar de milhões de palestinos que têm história, cultura e identidade profundamente enraizadas ligadas a ela”, comentou um homem no Facebook.
Na mesma publicação, outro usuário respondeu dizendo que “Gaza não está a venda”.
No Instagram as reações foram parecidas. Um comentário exclamou “Gaza é nossa, você não nos tirará um metro sequer, esta é a nossa terra e a nossa honra”.
Cessar-fogo
A publicação foi feita enquanto a Faixa de Gaza passa por um cessar-fogo entre Israel e Hamas, mediado pelos Estados Unidos. Trump afirmou que deseja transformar a Faixa de Gaza na “Riviera do Oriente Médio”.
Para isso, segundo ele, os palestinos devem ser deslocados do território enquanto os Estados Unidos assumiriam a reconstrução. Pouco depois, o presidente americano afirmou que a população não poderia voltar para o local.
Alguns apoiadores condenaram a publicação, enquanto outros concordaram. “Votei em Trump e acho que ele está fazendo um bom trabalho, mas esta postagem é péssima”, escreveu um homem.
Uma mulher se mostrou a favor da opinião do presidente escrevendo, “eu quero vê-los viver melhor também, acredito em um futuro para seus filhos e aqueles que sofreram. Eles vão agradecer depois. Construa uma Terra Linda”.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br