19.1 C
Marília

Vigilância em Saúde fortalece combate à dengue no Amazonas com entrega de testes rápidos e nebulizadores

Leia também

Fundação realiza distribuição de insumos para diagnóstico e controle do Aedes aegypti nos municípios do Estado

Foto: Girlene Medeiros/FVS-RCP

Como parte da estratégia de fortalecimento da vigilância em saúde no Amazonas, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou, nesta quinta-feira (06/02), a entrega de 35.675 testes rápidos para dengue e 82 nebulizadores costais motorizados. As entregas ocorreram durante o evento de lançamento do “Saúde Amazonas Interior – Programa de Fortalecimento e Repactuação da Saúde no interior”, realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus.

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destacou que o programa inclui ações integradas. “É um elenco de atividades que incluem cofinanciamento para o custeio da saúde no interior. É um conjunto de ações integradas entre atenção primária à saúde, vigilância em saúde e atenção hospitalar”, ressaltou.

Foto: Evandro Seixas/SES-AM

A distribuição desses insumos visa reforçar a detecção precoce da dengue e intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, além de outras arboviroses como zika e chikungunya. Os testes rápidos foram distribuídos para os 62 municípios do Amazonas e estarão disponíveis na rede pública de saúde, permitindo o diagnóstico nos primeiros dias de sintomas da doença.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou a importância da ação para a saúde pública do estado. “A Fundação de Vigilância em Saúde aproveitou esse momento para disponibilizar, para os municípios, as ferramentas para intensificar o controle vetorial para dengue, pelos nebulizadores costais, e o diagnóstico precoce para a doença por meio dos testes rápidos”, enfatizou.

Para o prefeito de Novo Airão, Otávio Farias, as entregas vão reforçar o enfrentamento à dengue no interior do Estado. “Esses equipamentos vêm para somar com as forças de trabalho do homem do interior. E o município de Novo Airão é muito grato às ações do Governo do Estado que tem olhado com carinho para o interior”, disse.

Foto: Diego Peres/Secom

Testes rápidos para dengue

Os testes rápidos entregues pela FVS-RCP são indicados para identificar a presença do vírus da dengue até o quinto dia de sintomas. O Amazonas já conta com exames laboratoriais para diagnóstico da doença, como os testes de biologia molecular e sorológicos realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), integrante da FVS-RCP.

Com a chegada dos testes rápidos, a rede pública de saúde ganha uma ferramenta adicional para ampliar o acesso ao diagnóstico da dengue, especialmente nos municípios mais distantes.

Distribuição de nebulizadores UBV

Além dos testes rápidos, a FVS-RCP entregou 82 nebulizadores costais motorizados Ultra Baixo Volume (UBV), que atenderão 39 municípios. Esses equipamentos são essenciais para a aplicação de inseticidas. “O uso dos nebulizadores fortalece o enfrentamento ao mosquito transmissor da dengue, zika e Chikungunya, ampliando a proteção da população contra doenças transmitidas pelo vetor”, destacou o diretor de Vigilância Ambiental da FVS-RCP, Elder Figueira.

Fortalecimento da vigilância em saúde

As ações da FVS-RCP integram um conjunto de medidas para o fortalecimento da vigilância em saúde no Amazonas, contribuindo para a redução dos impactos das arboviroses no estado. A distribuição dos insumos faz parte da estratégia contínua do Governo do Amazonas para aprimorar a infraestrutura de saúde e reforçar a resposta rápida a doenças endêmicas.

A SES-AM e a FVS-RCP seguem monitorando o cenário epidemiológico da dengue no Amazonas que é divulgado, semanalmente, às quintas-feiras, e disponível no site da FVS-RCP (www.fvs.am.gov.br). Além disso, as autoridades de saúde reforçam a importância da colaboração da população no combate ao mosquito Aedes aegypti, eliminando criadouros e adotando medidas preventivas para evitar a disseminação do vetor por meio da eliminação de pontos de água parada que funcionam como criadouros do mosquito.


Fonte: www.agenciaamazonas.am.gov.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias