Preocupados em proteger os filhos no mundo real, os pais ainda menosprezam os riscos que se impõem a crianças e jovens no ambiente digital.
A conclusão é da juíza Vanessa Cavalieri, titular da Vara da Infância e Juventude do Rio de Janeiro, que se acostumou a assistir de perto a dramas semelhantes ao retratado na série “Adolescência”, da Netflix.
Ao CNN Entrevistas desta semana, ela afirma que é nas redes sociais, em jogos eletrônicos e em outras ferramentas digitais que os jovens estão sob maior risco.
Para a juíza, o advento da tecnologia tem tido como reflexo uma mudança drástica no perfil dos jovens infratores.
Se antes jovens vulneráveis econômica e socialmente respondiam pela maioria das transgressões, é cada vez mais frequente o cometimento de crimes por jovens que desfrutam de estabilidade econômica e ambientes familiares saudáveis.
“Hoje, o ambiente virtual é o lugar mais perigoso onde uma criança ou um adolescente podem estar sozinhos”, afirma a juíza.
“Esse ambiente virtual favorece práticas de condutas, de comportamentos, que a gente não tem no presencial. E que os pais nem têm ideia de que acontecem”, emendou.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br