A Volvo revelou o ES90, seu mais novo modelo 100% elétrico, que combina características de sedã e fastback. Desenvolvido com tecnologia avançada e um design aerodinâmico, o ES90 chega como uma das apostas da marca para o mercado global de veículos elétricos.
O modelo traz a identidade visual da Volvo, com os faróis em formato de “martelo de Thor” e lanternas traseiras em “C”. Um destaque da iluminação em LED é que ela se estende até o vidro traseiro, algo incomum para sedãs, mas típico dos SUVs.
No topo do veículo, um sensor Lidar faz parte do sistema de assistência à condução, proporcionando maior segurança e dirigibilidade. Esse equipamento de segurança é o mesmo utilizado no Volvo EX90.
Dimensões e Espaço Interno
Com entre-eixos de 3,10 metros, o ES90 é maior que o sedã S90 a combustão, que possui 3,06 metros. No entanto, o novo elétrico é mais curto (4,99 metros contra 5,09 metros do S90) e mais alto, com 1,55 metro de altura.
O peso total pode chegar a 2.626 kg, por conta do pack de baterias.
No interior, o modelo segue o padrão dos mais recentes elétricos da Volvo. A central multimídia de 14,5 polegadas, posicionada na vertical, controla praticamente todas as funções do veículo e conta com o sistema Google integrado.
Além disso, há um painel digital de nove polegadas e um head-up display que projeta informações no para-brisa. O ES90 também oferece iluminação ambiente configurável e diversas opções de revestimento interno.
O teto solar panorâmico é de série em todas as versões e possui proteção contra raios UV de até 99,9%. Para maior conforto, há a opção de vidro eletrocrômico, que permite ao motorista ajustar a transparência do teto. Esse recurso é indisponível no EX90.

Motorização e Desempenho
O Volvo ES90 será oferecido em três configurações de motorização:
- Single Motor RWD: motor traseiro com 329 cv e 48,9 kgfm de torque, acelerando de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos;
- Twin Motor AWD: tração integral com dois motores elétricos que entregam 442 cv e 67,9 kgfm, com 0 a 100 km/h em 5,3 segundos;
- Twin Motor Performance: a versão mais potente conta com 670 cv e 87,7 kgfm, fazendo de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos.
Todas as versões utilizam um conjunto de baterias de íons de lítio, com a capacidade variando de acordo com a configuração escolhida.

No ciclo europeu WLTP, o modelo pode atingir até 593 km com a bateria de maior capacidade. Ainda não há informações sobre o ciclo brasileiro do Inmetro, que é o mais rigoroso de todos. Geralmente há um decréscimo de 30% na autonomia, então é possível supor um valor em torno de 415 km.
Outro destaque do ES90 é seu sistema elétrico de 800V, que permite carregamento ultrarrápido. Em um carregador de 350 kW, é possível carregar de 10% a 80% em 20 minutos ou adicionar 300 km de autonomia em dez minutos.

O Volvo ES90 traz um pacote completo de assistências à condução, incluindo sistema de monitoramento do motorista, que detecta distração ou sonolência e pode intervir automaticamente.
Há também sensores capazes de evitar colisões com veículos, pedestres e ciclistas.
O veículo ainda conta com uma câmera de 360 graus para auxiliar em manobras, assistente de saída de pista, sistema de prevenção de abertura de portas em vias movimentadas e alerta para presença de crianças ou animais esquecidos no interior do carro.
O modelo já está disponível para encomenda em países da Europa e deve chegar a outros mercados ao longo de 2026, incluindo o Brasil. Enquanto isso, o irmão SUV, o Volvo EX90, já está disponível em pré-venda por R$ 850 mil. O sedã elétrico deverá ter preço similar.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br