15.4 C
Marília

Nova fase de Iluminação Pública de Ribeirão Preto tem início

Leia também

Nessa segunda-feira, 5 de agosto, a Concessionária de Iluminação Pública, Conecta Ribeirão Preto, dá início a “Fase 1” do projeto de iluminação da cidade de Ribeirão Preto. Essa fase abrange duas frentes: a transição de gestão da CPFL para a Conecta, que assume na próxima semana a manutenção dos serviços de iluminação das ruas, avenidas e praças do município, e o início do período de elaboração do plano de modernização do sistema de iluminação,que prevê a substituição de 80 mil lâmpadas convencionais das ruas da cidade, por lâmpadas de LED, em até 24 meses.

Por que trocar as lâmpadas das ruas de Ribeirão?

As lâmpadas convencionais, que são incandescentes, fluorescentes e de vapores como mercúrio, sódio e metálico,  amplamente utilizadas na iluminação pública, apresentam várias desvantagens em comparação com as lâmpadas de LED. Além de serem poluentes quando descartadas de forma inadequada, as lâmpadas convencionais consomem, em média, até 75% mais energia elétrica do que as LEDs. Elas também emitem uma luminosidade amarelada, que resulta em baixa nitidez na iluminação das ruas, o que pode dificultar a movimentação noturna de veículos e pedestres, devido à presença de pontos pouco iluminados.

Em contraste, as lâmpadas de LED inibem a criminalidade por apresentar maior luminosidade noturna e melhor fidelidade de cores, entre outros benefícios apontados por Paulo Almeida, gerente de operações da Conecta: “As lâmpadas de LED duram mais, tem maior eficiência energética, baixo custo de manutenção, baixa emissão de calor.  Resumindo, essas mudanças vão gerar maior economia de energia para o município e oferecer ruas melhor iluminadas para a população, promovendo mais segurança para quem anda à noite pelas ruas”.

Outras qualidades associadas ao uso de lâmpadas LEDs se devem ao fato de que elas não atraem insetos, duram quase 10 anos, têm acendimento imediato, são sustentáveis e 100% recicláveis. Essas características fazem do LED uma opção mais eficiente, ecológica e durável, ideal para iluminação pública.

O que muda para a população?

Como observado na comparação anterior, a modernização da iluminação pública de  Ribeirão Preto, que vai acontecer nos próximos meses, vai melhorar o dia a dia da população. Porém, a curto prazo, o que muda é que a partir da próxima segunda, 05 de agosto, estarão disponíveis os novos canais para o atendimento da população.

Agora, qualquer pessoa que quiser solicitar manutenção ou informar um problema de iluminação para sua rua ou bairro, deverá entrar em contato com os canais de atendimento da Conecta,  três opções:

  • Telefone: 0800 002 1761
  • Aplicativo: Brilha Ribeirão Preto
  • Site: Conecta Ribeirão – Portal Cidadão

Modernização abrange as praças e prédios históricos do município

Além da troca de todas as lâmpadas convencionais de todas as ruas do município, o projeto de modernização da iluminação pública inclui um plano para iluminação de destaque de prédios históricos de Ribeirão Preto, bem como a reestruturação das luzes de praças, parques, faixas de pedestres e ciclovias do município.

Parceria Público Privada (PPP): Conecta e Prefeitura

A Conecta passou a cuidar da iluminação pública de Ribeirão Preto em março deste ano, dando início à “Fase 0” do projeto. Período que foi fundamental para a contratação de profissionais qualificados, a aquisição de equipamentos e veículos, o estabelecimento de  base de atendimento, a implantação do call center, bem como o planejamento das demais etapas.  Todas estas estratégias foram fundamentais para a viabilidade da “Fase 1”, que começa na próxima semana.

A Conecta Ribeirão Preto cuidará da iluminação pública do município pelos próximos 13 anos. Segundo Paulo Almeida, gerente de operações da Conecta, a parceria do município de Ribeirão Preto com a concessionária traz à iluminação do município diversas vantagens. “O projeto não prevê apenas a modernização do que já existe, mas a expansão de toda rede, a eficientização energética, a operação e manutenção da rede municipal de iluminação pública”, destaca Paulo.

É válido lembrar que a PPP é uma prestação de serviços transferida à iniciativa privada por prazo determinado, já que ao final do contrato, todas as benfeitorias são revertidas ao ente público. Em nível nacional, Parcerias Público-Privadas (PPPs) representam uma estratégia adotada pelas prefeituras para superar desafios financeiros e promover melhorias significativas na Iluminação Pública, buscando alcançar uma série de benefícios, dentre eles, a modernização do parque de iluminação, o aprimoramento do atendimento ao cidadão e o alcance de outros indicadores que contribuam com a qualidade de vida da população.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias