Executivo compartilhas os 7 passos do poder transformador do chamado Marketing de Incentivo para desenvolver e implementar campanhas de incentivo de vendas de alto impacto
Empresas que desejam resultados reais e rápidos nas vendas estão cada vez mais recorrendo ao Marketing de Incentivo como ferramenta estratégica. E não é para menos: com potencial de autossustentação financeira, essas campanhas mostram-se mais eficazes — e mais baratas — do que ações tradicionais de propaganda nos pontos de venda.
“O mais surpreendente é que muitas campanhas de incentivo são self-liquidated, ou seja, se pagam sozinhas com o próprio aumento das vendas que geram”, afirma Felipe Andrade, COO da p2xPay, empresa de meios de pagamento e emissora oficial da bandeira Visa no Brasil, especializada em cartões de premiação e benefícios e parceira de marcas como Natura, Petrobras e Chubb.
Segundo dados da Incentive Research Foundation, programas de incentivo bem estruturados elevam o desempenho de equipes comerciais em até 44%. Além disso, para cada dólar investido, o retorno médio é de US$3,80 em receita incremental. Já um levantamento da FIA/USP mostrou que 51% das empresas participantes viram as vendas crescerem entre 5% e 15%, e 9,1% ultrapassaram a marca dos 30%.
Mas como criar uma campanha que realmente funcione? Andrade compartilhou os sete passos fundamentais do Marketing de Incentivo, para desenvolver e implementar campanhas de incentivo de vendas de alto impacto.
- Conheça seu público profundamente
Antes de tudo, é preciso entender quem são os participantes da campanha: hábitos, desejos, faixa etária, hobbies e até o que os motiva no dia a dia. Esse mapeamento permite personalizar a comunicação e as premiações de forma eficaz.
“Um erro comum é presumir que já conhecemos o público interno ou externo. Mas perguntar diretamente o que eles valorizam pode ser o segredo para ultrapassar metas”, destaca o COO da p2xPay.
- Defina objetivos claros e realistas
Outro ponto-chave é a clareza nos objetivos da campanha. “Não adianta tentar resolver todos os problemas da empresa com uma única ação”, explica o executivo. O ideal é traçar metas específicas, tangíveis e alinhadas à realidade da equipe de vendas.
- Estabeleça uma mecânica justa e transparente
As regras do jogo precisam ser claras e compreensíveis. A mecânica da campanha deve funcionar como uma engrenagem bem ajustada, com critérios justos e mensuráveis. Simulações práticas ajudam os participantes a entenderem como conquistar os prêmios.
- Ofereça prêmios que realmente motivem
O que motiva um grupo pode não ter impacto algum sobre outro. Por isso, conhecer as preferências do público é vital. Segundo uma pesquisa da p2xPay em parceria com o LinkedIn, 70% dos participantes preferem premiações em dinheiro.
Além dos cartões de premiação digital, outras opções incluem viagens, experiências exclusivas, produtos de desejo, troféus simbólicos e até catálogos com sistema de pontuação. A chave está em oferecer algo que realmente motive — e que esteja alinhado ao perfil dos participantes.
- Comunicação criativa é essencial
Boas campanhas precisam ser bem divulgadas. “Memorandos e e-mails formais não são suficientes”, alerta Andrade. Lançamentos criativos, com identidade visual própria e até eventos (presenciais ou online) aumentam o engajamento.
Um exemplo marcante: para comunicar uma campanha de segurança a colaboradores, em sua maioria, analfabetos, a empresa optou por apresentar o regulamento em forma de cordel, com ajuda de repentistas. O resultado foi o engajamento total da equipe.
- Monitore em tempo real e adapte se necessário
O acompanhamento dos indicadores é essencial para garantir que a campanha mantenha sua efetividade ao longo do tempo. Mudanças de cenário, como crises de abastecimento ou novas regulações, exigem capacidade de adaptação rápida.
“Tudo precisa estar previsto no regulamento: inclusive a possibilidade de ajustes ao longo do percurso”, lembra o executivo.
- Envolva a liderança
Por fim, o sucesso de qualquer campanha depende do apoio real da alta gestão. “Não há caso de sucesso sem o envolvimento direto da liderança. Quando a diretoria abraça a causa, o time segue junto”, garante Andrade.
Do planejamento ao reconhecimento
Transformar uma campanha de incentivo em um case de sucesso requer mais do que boa vontade — exige metodologia, criatividade e experiência. Por isso, muitas empresas optam por contar com parceiros especializados.
“Ajudamos nossos clientes a transformarem campanhas em verdadeiras alavancas de crescimento. E fazemos isso com tecnologia, estratégia e inovação”, finaliza Felipe Andrade.
Sobre a p2xPay
Com planos de expandir ainda mais sua presença em outras regiões-chave, a p2xPay almeja se consolidar como uma parceira indispensável para produtores e empresas do setor em todo o país. Além das soluções financeiras, a fintech enfatiza o valor das pessoas e dos parceiros, buscando impulsionar a economia das regiões onde atua, através de seus cartões e de suas ferramentas de bonificação e premiação.