SAÚDE E INFRAESTRUTURA
Prefeitura de Marília autoriza reforma e
revitalização da Policlínica da zona Oeste
Investimento será de R$ 329.230,89, compreendendo diversos serviços, entre eles, a construção de um novo muro
A Prefeitura de Marília, por meio das secretarias municipais da Saúde e da Infraestrutura, autorizou na manhã desta sexta-feira (23) a reforma e revitalização da Policlínica “Dr. Pedro Francisco Gelas Filho” da zona Oeste, localizada à rua Eduardo Neves, 161, bairro Chácara Eliana.
A cerimônia de autorização para o início das obras contou com a presença do prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) e dos secretários municipais Paloma Libanio (Saúde) e Johnny Mota Pereira (Infraestrutura), além da enfermeira responsável da unidade, Patrícia Esteves, e demais profissionais de saúde.
Será realizado um investimento de R$ 329.230,89, compreendendo os seguintes serviços: construção de um novo muro nos fundos e na lateral da unidade; reparos nas instalações hidráulicas e elétricas, bem como em pisos e paredes; substituição de portas, divisórias e vidros; substituição de forros, calhas e rufos; pintura geral interna e externa; e implantação de paisagismo (grama e flores).
O prefeito Vinicius Camarinha fez elogios ao trabalho realizado na Policlínica da zona Oeste. “Para mim é uma alegria estar aqui na Policlínica e constatar o ótimo trabalho que a equipe vem fazendo para melhorar a saúde da população. E nós também estamos fazendo a nossa parte, priorizando a saúde e fazendo com que o recurso público chegue para quem mais precisa. Estamos no maior programa de recuperação das unidades de saúde e para o ano que vem teremos o AME (Ambulatório Médico de Especialidades), que era um sonho de todos nós e que se tornará realidade. A população pode ter certeza que faremos o melhor, recuperando a nossa cidade em todas as áreas.”
A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, agradeceu o prefeito Vinicius por priorizar a saúde. “Só temos que agradecê-lo, pois todas as unidades de saúde estavam abandonadas e já estão sendo recuperadas, como a Vila Barros, o Toffoli, o Jânio Quadros e o Castelo Branco, além das duas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). E agora será a Policlínica, que faz a diferença na vida das pessoas, atendendo 13 especialidades e contando também com o ambulatório de queimados. Portanto, essa reforma será de suma importância e parabenizo o prefeito Vinicius por investir na saúde e cuidar das pessoas.”
O secretário municipal de Infraestrutura, Johnny Mota, destacou entre os serviços a serem executados a construção do novo muro. “Essa era uma reivindicação antiga da equipe da Policlínica e dos próprios vizinhos. O muro antigo estava para cair e colocando em risco as pessoas. Por isso, será demolido e um novo muro será construído, resolvendo esse problema. Foi uma determinação do prefeito Vinicius Camarinha e está sendo cumprida, assim como as demais melhorias na parte interna do prédio.”
A enfermeira responsável da Policlínica, Patrícia Esteves, disse que a reivindicação pela reforma era antiga. “Há muitos anos vínhamos solicitando e o prefeito Vinicius já no início da sua gestão nos atendeu. A nossa maior preocupação era com o muro e que agora será totalmente refeito. Aqui temos uma equipe de profissionais dedicada e empenhada em fazer o melhor para a nossa população. Em nome da equipe da Policlínica, agradeço por todo apoio e respaldo que a Prefeitura está nos oferecendo.”
Quem também parabenizou a administração pela obra é a moradora Sônia Maria Moreira Esteves. “Esta reforma era muito necessária. Moro aqui em frente há muitos anos e sei do excelente trabalho que é feito aqui, inclusive para queimaduras. Só tenho que agradecer aos profissionais da Policlínica por todo carinho que trata os moradores e parabenizar o prefeito Vinicius Camarinha por todas essas melhorias.”
ESTRUTURA
A Policlínica “Dr. Pedro Francisco Gelas Filho” da Zona Oeste conta com 28 profissionais, sendo 12 médicos especialistas, dez técnicos de enfermagem, três fonoaudiólogas e três enfermeiras, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
A Policlínica é um ambulatório de especialidades. Só atende especialidades com consultas agendadas pelo sistema Siresp (Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo), com exceção do ambulatório de queimaduras, que é o único do município referenciado.
O paciente geralmente passam por um primeiro atendimento nas UPAs ou mesmo nas unidades de saúde, vindo para a Policlínica no primeiro dia útil seguinte para começar o atendimento e vai até o final, recebendo alta médica.
Fotos: Divulgação