ASSESSORIA DE IMPRENSA
São Paulo, setembro de 2024. As Olimpíadas de Paris, que começaram no final de julho e invadiram a primeira quinzena de agosto, mobilizaram a atenção dos brasileiros, registrando altos índices de audiência. Somente na televisão aberta, a Globo afirma ter atingido mais de 81% dos lares brasileiros com a transmissão Olímpica. Mas para os telespectadores aficionados e que não queriam perder nem um segundo do grande evento olímpico do ano, a saída foi recorrer à ampla variedade dos multicanais, os conhecidos “streamings ilegais”. É o que aponta o Radar Simplex de agosto, levantamento criado pela startup franco-brasileira Simplex, que monitora as buscas realizadas por consumidores nos maiores e-commerces do país e capta tendências através de uma plataforma de inteligência artificial. O termo “multicanais” teve uma impressionante alta de 119.900% em relação a julho.
“Contudo, telespectadores aficionados e que não queriam perder nem um segundo do grande evento olímpico do ano, recorreram aos multicanais Ilegais, esses streamings acessados via internet replicam os sinais de televisão de praticamente qualquer emissora no mundo que detenha os direitos de transmissão dos jogos”, destacou João Lee, CEO da Simplex.
O termo “Amazon Prime” também teve uma evolução de 183,2% em relação ao mês anterior. Para o executivo da startup, a onda de interesse por esportes pode justificar o crescimento, já que foi anunciado acordo entre a Amazon e o DAZN, plataforma exclusiva de esportes, para disponibilização da NFL por um esquema de assinatura especial.
Chuveiro elétrico, Iphones e live-action Stitch em alta
As frentes frias de agosto também impulsionaram a procura por chuveiros Lorenzetti, que apresentou alta de 700,9% em comparação a julho, ocupando a vice-liderança do Radar Simplex de agosto.
Já a Black Friday começa a mobilizar a pesquisa de preços por itens desejo, como os modelos de Iphones 13 e 14, com altas de 325,8% e 233,9%, respectivamente.
O teaser do remake em live-action de Lilo & Stitch, por sua vez, fez a procura pelo termo “Stitch” aumentar 245,7%.
Tênis, freezer vertical, fone de ouvido e o videogame Roblox completam a lista.
Confira, abaixo, o ranking completo com os itens que mais despertaram o interesse do brasileiro no mês de agosto e seus respectivos crescimentos em relação a julho:
1 – Multicanais (+ 119.900%)
2 – Chuveiro Lorenzetti (+ 700,8%)
3 – Iphone 13 (+ 325,8%)
4 – Stitch (+ 245,7%)
5 – Iphone 14 (+ 233,9%)
6 – Tênis (+ 230,9%)
7 – Freezer vertical (+ 195,5%)
8 – Amazon Prime (+ 183,2%)
9 – Fone de ouvido (+ 157,5%)
10- Roblox (+ 141,7%)
Sobre o Radar Simplex
Criado em 2020, o Radar Simplex é uma plataforma que utiliza inteligência artificial para captar tendências de consumo a partir de pesquisas online realizadas em mais de 2 milhões de landing pages de grandes e-commerces nacionais.
Sobre a Simplex:
A Simplex é uma startup especializada em aumento de tráfego online qualificado, conversão e vendas na internet. No Brasil, é pioneira na abordagem tecnológica de SEO (Search Engine Optimization), tendo desenvolvido ferramentas proprietárias de inteligência artificial e automação que ajudam empresas a alcançarem o topo do Google de forma rápida, com resultados escaláveis. A partir de escritórios no Brasil e na França, atende clientes em mais de 10 países da Europa, América Latina e Ásia, incluindo grandes varejistas como Carrefour, Leroy Merlin e Mobly, além de marcas como Sephora, Burger King e Itaú. Fundada em 2017, a empresa nasceu da ampla experiência em SEO de seus fundadores, João Lee, executivo brasileiro com sólida carreira na área de Web Analytics, e o francês Florian Bessonnat, que já foi gerente sênior de projetos no Yahoo e é professor de e-commerce na Universidade de Genebra. Suas duas principais ferramentas, o Indexa e o Sir Cache, têm foco na otimização de sites e criação automática de landing pages, com algoritmos que entendem as constantes alterações de melhores práticas do Google e outros sites de busca da internet. Mais informações: https://simplex.live/
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Ryto Public Affairs
Joana Negri – [email protected]