Nos dias 09 e 10 de abril, evento conecta pessoas, marcas e solidariedade em prol do atendimento de crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social.
foto: Ary Júnior
Tradicional em São Paulo, o ASA FAIR® proporciona a oportunidade de realizar compras com propósito social. O evento incentiva o empreendedorismo de pequenos negócios, ao reunir cerca de 50 expositores de moda, design, decoração, entre outros segmentos.
A renda é direcionada a ASA, organização social com mais de 80 anos, que oferece serviços de educação e assistência social para crianças, adolescentes e idosos. Atualmente, a ASA atende mais de 2.000 pessoas em situação de vulnerabilidade social, na cidade de São Paulo.
O evento acontece nos dias 9 e 10 de abril, no Espaço GAP, no Alto de Pinheiros, A experiência fica completa com o almoço oferecido pelo Buffet Grecco Coppola, exposição de artistas e a presença de outras ONGs parceiras como Nós do Crochê, Projeto Borboleta, e a Associação Mães Solidárias. A entrada é gratuita.
Entre as marcas confirmadas estão: Fiore Fatto, Ateliê Dondoca, Trinitá, Marina Helena Bordados, Bem De, Crochê da Paty e Queens Gate, Rose & Bleu, Manu Kids, Bambina Joias, Marita Casa, Lah Joias, Pinupz, Silvinha Campos, Marisa Vianna, Cintos da Cau, Lídia Balas, Vanflora, Tera Biscoitos, Bueloni Candy e Fazenda Nova Cintra.
“O ASA FAIR® é um evento de moda com propósito. Mais do que fazer compras, aqui nós reunimos marcas excelentes em um único espaço e atrelamos a essa experiência a oportunidade de gerar renda para ações de impacto social. Cada item comprado faz a diferença tanto no apoio aos atendidos em situação de vulnerabilidade social quanto aos micros e pequenos empreendedores, que precisam de oportunidades como essa para exporem seus produtos”, destaca Nelly Conde, voluntária da ASA e responsável pela curadoria do evento.
Acolhimento e cuidado
Dentre as ações sociais promovidas pela ASA, destacam-se os Centros de Educação Infantil (CEIs ASA), localizados nos bairros de Lauzane Paulista, Bela Vista, Caxingui, Morumbi e Jardim Ester, cujo projeto pedagógico propicia espaço, tempo e materiais que permitam às crianças brincar, dormir, se movimentar, expressar pensamentos e sentimentos e adquirir autonomia. Nos Centros para Crianças e Adolescentes (CCAs ASA), localizados em Bosque da Saúde, Caxingui, Paraisópolis e Jardim Ester, durante o contraturno escolar, os educandos participam de atividades socioeducativas e oficinas de cultura digital, esportes, teatro, música, alimentação saudável, entre outras.
Para os idosos, a ASA oferece o Centro Dia para Idosos (CDI ASA) Lar Santo Alberto, em Lauzane Paulista. Trata-se de um espaço de convivência para idosos, que oferece oportunidades para um envelhecimento ativo e saudável. Lá eles participam de oficinas diversas, exercícios físicos e fisioterapêuticos, além de atividades que potencializam as relações sociais, a participação familiar, a autonomia e o fortalecimento das capacidades cognitivas.
O ASA FAIR® tem história
O primeiro bazar solidário foi realizado em 1948. Voluntárias da ASA se reuniam para confeccionar produtos de costura e artesanato. Em 1996, mudou seu nome de bazar para ASA FAIR® se transformando num evento de moda, arte, gastronomia e empreendedorismo, aliando o trabalho manual de voluntárias que se encontram semanalmente na unidade central a uma curadoria exclusiva de expositores e a preocupação constante por justiça social.
Serviço: ASA FAIR®
Quando: Dias 9 e 10 de abril, das 11h às 20h
Onde: Espaço GAP (Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 255 – Alto de Pinheiros, São Paulo, São Paulo – SP, CEP 05461-010)
Formas de pagamento: à vista em dinheiro ou pix, cartões de débito e crédito.
Quanto: Entrada gratuita | Valet no local
Sobre a ASA
Fundada em 1942, a ASA é uma organização da sociedade civil, que oferece serviços de educação e assistência social para pessoas em situação de vulnerabilidade social, em diversas etapas da vida, visando oportunidades de desenvolvimento pessoal com respeito e dignidade.
Atualmente, atende mais de 2.000 pessoas em situação de vulnerabilidade social na cidade de São Paulo, por meio de quatro principais serviços conveniados com a prefeitura. De norte a sul da capital paulista, a ASA opera 13 unidades distribuídas em 10 bairros. Também é responsável pelo ASA Brechó, de moda social e sustentável no bairro de Pinheiros, e o escritório Central.