Rafael Cervone* e André Francisco Ignacio**
Em 27 de maio, o CIESP Ribeirão Preto completa 74 anos de atuação em prol do fortalecimento da indústria regional. Ao longo de sua história, tem se dedicado a promover o desenvolvimento do setor, a inovação e a impulsionar a sustentabilidade e o crescimento econômico. Essa missão tem contribuído para a consolidação de um ambiente de negócios mais competitivo, inclusivo e diverso, beneficiando os 37 municípios sob sua jurisdição.
Nesse contexto, ganha destaque o protagonismo feminino na indústria, cada vez mais presente e relevante. Um exemplo emblemático é a trajetória de Maria da Conceição Vicente, eleita Industrial do Ano de 2025, a primeira mulher a receber essa homenagem da Diretoria Regional.
Pós-graduada pela FGV nos cursos de “Negócios para Executivos” e “Marketing”, Conceição fundou, em 1986, a Marvitubos Tubos e Peças Hidráulicas, ao identificar um nicho de mercado promissor: a padronização e comercialização de tubos trefilados a pronta entrega. Essa visão estratégica foi decisiva para o sucesso da empresa, que se consolidou como líder nacional no segmento. Atualmente, conta com 350 colaboradores, cinco unidades e média diária de 400 pedidos despachados, atendendo cerca de 150 novos clientes a cada mês. A empresária também está sendo homenageada pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto, reconhecimento que reforça a importância de sua contribuição ao setor e como inspiração para milhares de mulheres empreendedoras e profissionais da região.
Ampliar a participação feminina na indústria é uma das prioridades do CIESP. Observamos avanços significativos nesse sentido: cada vez mais, as empresas industriais brasileiras têm investido na promoção da equidade de gênero, tanto nas linhas de produção quanto em cargos de chefia. Segundo o Observatório Nacional da Indústria, da CNI, as mulheres representam cerca de um quarto da força de trabalho no setor. No entanto, ocupam apenas 29% dos cargos de liderança, ante de 71% dos homens.
No Estado de São Paulo, iniciativas como o programa “Elas na Indústria”, desenvolvido pelo Conselho Superior Feminino da FIESP (Confem), com apoio do CIESP, têm feito a diferença. Mais de 300 profissionais já foram atendidas por meio de ações de mentoria e formação de lideranças femininas, fortalecendo o papel da mulher no setor industrial.
Nosso empenho na promoção do protagonismo feminino, como se observa em Ribeirão Preto, dialoga com estudos nacionais e internacionais que comprovam: empresas mais diversas apresentam melhor desempenho, tomam decisões mais eficazes e geram maior valor para a sociedade. Certos da relevância desses avanços, celebramos os 74 anos da Diretoria Regional do CIESP reafirmando nosso compromisso com uma indústria inovadora, sustentável, próspera e inclusiva.
*Rafael Cervone é presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) e primeiro vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).
**André Francisco Ignacio é diretor-titular do CIESP Ribeirão Preto.