Confira algumas dicas da Santa Rita Estates que são boas alternativas para a data
Presentear com um bom vinho é sempre uma boa escolha, principalmente em ocasiões especiais como o Natal. Atualmente no mercado é possível encontrar opções para atender a todos os padrões e gostos.
O Grupo Santa Rita Estates separou algumas dicas entre os destaques das suas vinícolas, que vão agradar os amantes da bebida. Entre eles estão rótulos como o ícone da vinícola chilena Santa Rita: Casa Real; Medalla Real Gran Reserva e os rótulos da linha Collecion de Origen: Floresta, Pewen, Triple C, Bougainville. Da vinícola Carmen: Carmen Reserva Frida Kahlo e Carmen Delanz. Da vinícola argentina Doña Paula, os rótulos da linha Doña Paula Altitude Series 1100, 1350, 969 e o ícone Selección de Bodega.
Casa Real
Vinho ícone da vinícola Santa Rita, o vinho Casa Real 2019 é uma ótima pedida. Resultado de uma combinação única de fatores: a união extraordinária de experiência, terroir e Cabernet Sauvignon para criar um vinho excepcional. 30 anos de aprendizado enológico, combinados com a variedade correta, permitem que este vinho e o Alto Maipo sejam o orgulho da viticultura chilena.
A bebida traz um vermelho rubi profundo e intenso; em nariz está dominando por cassis, cereja e grafite. Em paladar um doce médio grita sua origem de Alto Jahuel, com taninos maduros e deliciosos que se sustentam suavemente em boca.
Esta safra comemora mais de 30 anos desde que foi lançada em 1989 e construiu seu legado e reputação safra após safra. Em 2023, pelo BestWines BW, uma das principais premiações do setor foi ganhador como Melhor Vinho Chileno; Melhor Tinto, Melhor Vinho da América do Sul e um dos Six Stars 2023. Além de receber 96 pontos da premiação também.
Detalhes Técnicos
Ano: 2019
Variedade: 93% Cabernet Sauvigon + 2% Carmenere + 5% Petite Verdot
Região: Alto Jahuel, Valle del Maipo
Álcool: 14,0%
pH: 3,61
Acidez total: 5,39 g/l
Açúcar residual: 2,35 g/l
Colección de Origen
Mais algumas opções são os vinhos da linha Colección Origen como o Pewen, de origem de um pequeno terroir de Apalta, conhecido por seus ótimos vinhos. É uma bebida madura e elegante que ajuda Carmenere entre as grandes variedades. O Triple C, blend baseado nas famosas mesclas de Bordeaux, elaborado principalmente no Cabernet Franc, traz um toque local ao adicionar ao blend um uma porcentagem de Carmerene, entregando frescor e especiarias a um vinho potente e estruturado.
Já o Bougainville, primeiro Petit Sirah de alta gama do Chile, que provém de Alto Jahuel, de um vinhedo de apenas dois hectares, o que o torna um vinho único e exclusivo. Envelhecido por 18 meses em barril, com 40% de carvalho novo, este vinho roxo escuro apresenta notas de framboesa e menta, juntamente com toques de ervas e mentol, complementados por um tom violeta. Indulgente e amplo no paladar, é um vinho tinto rico com um perfil preciso de frutas.
Por fim, o Floresta Cabernet Franc é um vinho tinto rubi profundo. No nariz, apresenta delicada intensidade aromática com notas de frutas vermelhas, algumas especiarias e ervas secas. A madeira fica atrás muito lisa, entregando uma camada de aromas como cedro e floresta úmida. É um vinho amplo e longo, com taninos firmes, macios e com boa aderência entregando um vinho longo e fresco.
Detalhes Técnicos
Pewen de Apalta
Ano: 2022
Variedade: 100% Carménère
Região: Apalta Valley
Álcool: 14,0%
pH: 13.4%
Acidez total: 5.04 g/L
Açúcar residual: 2.44 g/l
Triple C,
Ano: 2021
Variedade: 50% Cabernet Sauvignon; 42 % Cabernet Franc; 8% Carménère
Região: Valle del Maipo
Álcool: 13,8 %
pH :3,6
Acidez total: 5,32 g/l
Açúcar residual: 2,44 g/l
Bougainville
Ano: 2021
Variedade: 95 % Petite Sirah + 5% Syrah
Região: Alto Jahuel, Valle del Maipo
Álcool: 13,1%
pH: 3,56
Acidez total: 4,95 g/l
Açúcar residual: 1,69 g/l
Floresta
Ano: 2023
Variedade: 100% Carbenet Sauvignon
Região: Alto Jahuel, Valle del Maipo
Álcool: 13,5 %
pH: 3,52
Acidez total: 5,32 g/l
Açúcar residual: 2,04 g/l
Medalla Real Gran Reserva
Um dos nomes mais expressivos do portfólio da vinícola Santa Rita, o Medalla Real tem mais de 40 anos de existência sendo uma linha premiada e reconhecida por tornar o Chile uma referência mundial em vinhos. Durante as Olímpiadas do Vinho de Paris, de 1987, em uma análise às cegas, o rótulo Medalla Real superou mais de 35 participantes, entre vinhos franceses, espanhóis e do Vale de Napa, na Califórnia, obtendo a medalha de ouro e sendo o primeiro vinho chileno a conquistar o título.
E entre as opções, uma boa pedida é o Medalla Real Gran Reserva Cabernet Sauvignon, um vinho que possui uma profunda cor vermelha rubi, com frutas pretas e vermelhas como groselhas, amoras e ginjas com caixa de charuto, cedro suave e notas de especiarias. O paladar concentrado oferece taninos bem arredondados e maduros que dão origem à espinha proeminente que conduz o vinho a um final longo e persistente.
Detalhes Técnicos
Ano: 2018
Variedade: 95% Cabernet Sauvignon, 2% Merlot, 3% Syrah
Região: Vale Maipo
Álcool: 13,6% vol.
pH: 3,56
Acidez total: 5,12 g/l
Açúcar residual: 2,94 g/l
Carmen Gran Reserva Frida Kahlo
Uma outra dica de vinho que combina sabor e elegância é a linha Carmen Gran Reserva, da vinícola Carmen, a mais antiga do Chile e que combina uma longa tradição com a mais alta expertise para elaborar tintos.
E dentro do seu extenso portfólio, uma das opções de rótulo é o Carmen Grand Reserva Frida Kahlo Camernére. O vinho é uma edição especial em homenagem a famosa pintora mexicana do século 20, Frida Kahlo.
É um vinho com uma intensa cor púrpura, traz uma variedade de frutos maduros, especiarias doces e tabaco. Tem toques suaves de pimenta e colorau que adicionam complexidade. O paladar é generoso, com textura macia e taninos doces que são suaves e concentrados. O vinho tem persistência e ótimo comprimento.
Detalhes Técnicos
Ano: 2018
Variedade: 100% Carmenere
Região: Vale Apalta
Álcool: 14% vol.
pH: 3,71
Acidez total: 4,81 g/l
Açúcar residual: 3,3 g/l
Carmen Delanz
Entre as sugestões estão o premiado Carmen Delanz Apalta 2022 e o Carmen Delanz Alto Jahuel 2022. Delanz Apalta é um vinho elegante e fresco, com taninos vibrantes que procuram realçar o sabor, além de frutado e com frescor, sem deixar de lado o caráter picante do Carmenere. Este vinho atinge um equilíbrio perfeito entre delicadeza e suculência, enquanto seus taninos proporcionam textura que aumenta a complexidade do blend.
Já o Delanz Cabernet Alto Jahuel apresenta uma cor vermelha intensa próximo de rubí. No nariz é elegante, fresco e perfumado, com aromas de cereja, framboesa e pétalos de rosa. Na boca mostra fruta vermelha e toques herbáceos. É um vinho com taninos finos, de profundidade intensa e com grande potencial de envolvimento.
Detalhes Técnicos
Delanz Apalta
Ano: 2022
Variedade: 85% Carmenere, 6% Cabernet Franc, 5% Cabernet Sauvignon e 4% Syrah
Região: Vale Alpata
Álcool: 14% vol.
pH: 3,38
Acidez total: 5,58 g/
Açúcar residual: 2.29 g/l
Delanz Alto Jahuel
Ano: 2023
Variedade: 85% Cabernet Sauvignon,15% Cabernet Franc
Região: Valle del Maipo, Alto Jahuel
Álcool: 13,5 %
pH: 3,44
Acidez total: 6,04 g/l
Açúcar residual: 1,35 g/l
Doña Paula Altitude Series
Dentre suas opções está o lançamento no Brasil Donã Paula Altitude Séries 1050, vinho produzido a partir da cabernet sauvignon, se destaca pelo aroma expressivo e sedutor combinando notas de amora e cereja com pimenta preta, café, folhas de tabaco e cacau. A linha também traz o Doña Paula Altitude Series 1100, vinho complexo e equilibrado, de cor violeta intensa, com aromas florais, como violeta e rosa mosqueta, provenientes da Malbec e o Syrah traz notas de especiarias, bom volume na boca e taninos sedosos.
Outra dica é o Doña Paula Altitude Series 1350, blend composto por 50% Cabernet Franc, 45% Malbec e 5% Casavecchia, dando origem a uma bebida complexa e equilibrada, de cor violeta profunda, com notas picantes, combinadas com aromas de frutas vermelhas. Já o Doña Paula Altitude Series 969, na cor violeta intensa com tonalidade preta, no nariz, Petit Verdot traz aromas de mirtilo e jasmim enquanto Bonarda acrescenta aromas intensos de amoras e framboesas. Além disso, se destaca pelos taninos firmes e bom volume de boca, o Malbec ainda oferece estrutura atraente e final longo. Por fim, o clássico Doña Paula Selección de Bodega se destaca com Malbec aliado a outras duas uvas Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon. Na boca apresenta grande amplitude e equilíbrio, com taninos firmes que tornam o final muito persistente.
A vinícola Doña Paula, do Grupo Santa Rita Estates, tem seus rótulos dentre os vinhos mais premiados. A marca recebeu por mais de 140 vezes pontuação acima de 90 pontos nas principais premiações do setor, com destaque para o Doña Paula Selección Bodega Malbec 2020, presente no Ranking de Melhores Malbec com 96 pontos, no Descorchados 2022.
Detalhes técnicos
Doña Paula Atitude Séries 1050
Ano: 2022
Variedade: 90% Cabernet Sauvignon e 10% Malbec
Região: El Alto, Ugarteche, Luján de Cuyo, Mendoza
Álcool: 14% Vol.
pH: 3,8
Acidez total: 5,3 g/L
Açúcar residual: 2,3 g/L.
Doña Paula Altitude Séries 1350
Ano: 2022
Variedade: 85% Cabernet Franc, 10% Malbec e 5% Casavecchi
Região: Gualtallary, Tupungato, Valle de Uco, Mendoza
Álcool: 14,5% Vol.
pH: 3,67
Acidez total: 5,5 g/L
Açúcar residual: 3,67 g/L.
Doña Paula Altitude Séries 969
Ano: 2022
Variedade: 55% Petit Verdot, 40% Bonarda e 5% Malbec
Região: El Alto, Ugarteche, Luján de Cuyo, Mendoza
Álcool: 14,4% Vol.
pH: 3,6
Acidez total: 5,47 g/L
Açúcar residual: 1,8 g/L.
Doña Paula Altitude Séries 1100
Ano: 2021
Variedade: 70% Malbec e 30% Syrah
Região: Los Indios,El Cepillo San Carlos, Valle de Uco
Álcool: 14,2%
pH: 3,6
Acidez total: 5,4 g/L
Açúcar residual: 2,0 g/L
Doña Paula Selección de Bodega Malbec
Ano: 2020
Variedade: 95% Malbec, 2,5% Cabernet Franc e 2,5% Cabernet Sauvignon
Região: Gualtallary, Valle de Uco, Mendoza
Álcool: 15% Vol.
pH: 3,6
Acidez total: 5,5 g/L
Açúcar residual: 2,0 g/L.
Sobre a vinícola Santa Rita
Fundada em 1880, no Chile, a Vinícola Santa Rita já foi premiada mais de 10 vezes como no ranking As Marcas de Vinho Mais Admiradas do Mundo, elaborado pela revista inglesa Drinks International, que classifica os 50 melhores produtores de vinho do mundo inteiro. Também por 10 vezes consecutivas, a marca levou o título de Winery of the Year, oferecido pela revista Wine & Spirits.
Sobre a vinícola Carmen
Carmen é a primeira vinícola do Chile e uma das vinícolas mais importantes da história da viticultura chilena. A vinícola é reconhecida por promover o desenvolvimento de vinhos diferentes, únicos e premiados, que a levaram a ser posicionar como uma das vinícolas mais inovadoras do Chile, com projetos que tem surpreendido consumidores e críticos. Entre eles está a linha Carmen DO e o ícone Carmen Gold, que recentemente foi eleito um dos melhores vinhos tintos do ano com sua safra 2020, por Tim Atkin e, indicado entre os 12 melhores Cabernet Sauvignon do mundo, pela revista britânica Drink Business.
Sobre a Vinícola Doña Paula
Fundada em 1997, Doña Paula hoje se posiciona como uma das vinícolas mais importantes da Argentina, com mais de 700 hectares distribuídos em quatro vinhedos, sendo 100% vinhedos próprios para a produção de todos os seus rótulos. Estes vinhedos, estrategicamente localizados nas melhores regiões do país, procuram dar vida aos vinhos, que conseguem transmitir a expressão mais autêntica de cada terroir. Desde a sua criação, a Doña Paula tem apostado no desenvolvimento da viticultura de precisão, destacando variedades emblemáticas como Malbec, Cabernet Franc e Chardonnay. Um grande compromisso com a sustentabilidade tem sido inerente à sua filosofia desde o início.
Imprensa
Pipah Comunicação
Daniela Costa – [email protected]
Cinthia Curado – [email protected]