Evento central na agenda da 24ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, o Combinando Palavras tem seu planejamento e desenvolvimento iniciados no primeiro semestre do ano junto a professores e alunos. Nesta edição, 11 autores participam do projeto
Ribeirão Preto (SP), 29 de maio de 2025 – A 24ª edição da FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto será realizada de 15 a 24 de agosto. Os preparativos seguem em andamento: um dos projetos que integram a programação, o Combinando Palavras, começou suas atividades em abril com a formação de professores das escolas participantes – públicas e privadas de Ensino Fundamental e Médio de Ribeirão Preto e região.
Nesta edição, os alunos estudam obras de 11 autores brasileiros: André Luís Oliveira, Marilia Marz, Rafael Calça, Milton Hatoum, Raphael Montes, Socorro Accioli, Stella Maris Rezende, Cidinha da Silva, Mauricio Negro, Luiz Puntel e Djamila Ribeiro, todos presentes na FIL para os encontros com os alunos.
Atividades de formação
Na primeira etapa do projeto, os educadores participaram de uma formação conduzida pela equipe técnica da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto – responsável pela organização da FIL. A atividade teve como foco orientar os professores sobre o estudo da obra do autor escolhido e o desenvolvimento de trabalhos autorais pelos estudantes.
No total, cerca de 170 professores – de 98 escolas – participaram da formação, em 19 encontros separadamente direcionados para a rede Municipal, Estadual, Fundação Educandário, Senac, Colégio Cervantes, Colégio Moura Lacerda, Marista Escola Social Ir. Rui, Etec José Martimiano da Silva, Adevirp (Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região), Sesi e escolas de Luiz Antônio, município da região Metropolitana de Ribeirão Preto. A expectativa da entidade é de que o projeto envolva mais de 10 mil estudantes.
Para Priscilla Altran, gestora executiva da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, a conclusão do projeto durante a FIL representa um momento importante de mobilização. Segundo ela, o engajamento dos professores tem se intensificado a cada edição. “Mesmo sem ser obrigatória, a participação dos professores tem crescido a cada edição. Muitos, inclusive, incentivam novas escolas a entrarem no projeto. Isso mostra que a iniciativa faz sentido para eles e impacta diretamente o envolvimento dos alunos”, explica.
A etapa final do Combinando Palavras é o encontro presencial entre os estudantes e os autores cujas obras foram lidas e trabalhadas em sala de aula. A atividade acontece durante a programação da FIL.
Resultado em sala de aula
Entre os educadores participantes, o projeto também tem gerado reflexões sobre a prática docente. Para Tânia Aparecida Pereira Reis, professora de Língua Portuguesa do 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Professor Francisco Gomes, em Cravinhos, a experiência tem contribuído para repensar o trabalho em sala de aula. “Ao aliar educação, cultura e identidade, o Combinando Palavras é extremamente significativo para o crescimento e desenvolvimento dos alunos, tanto no âmbito pedagógico como na formação humana. Como professora, o projeto impactou meu exercício profissional, ressignificando práticas e fortalecendo convicções pedagógicas”. Segundo ela, com o projeto foi possível transformar a sala de aula em um espaço mais vivo, dinâmico e significativo. “Me tornei mais consciente do meu papel como mediadora entre o conhecimento e a experiência humana”.
O projeto
O Combinando Palavras é um dos projetos mais relevantes da FIL e ocupa uma posição central na programação do evento. Pautado no fomento à formação de leitores aliado à educação, o projeto chega à oitava edição e une estudantes e escritores por meio de um trabalho pedagógico específico que envolve professores – não só de Língua Portuguesa, mas também de diversas outras matérias, sempre com o amparo e respaldo da Fundação do Livro e Leitura. “A iniciativa tem seu ponto alto durante a FIL, porém com vida própria e com uma expansão significativa, se fortalecendo como proposta paralela durante o ano inteiro nas feiras literárias regionais”, explica Adriana Silva, curadora da FIL. Segundo ela, o sucesso do projeto se deve à estratégia eficaz de trabalhar as pautas de formação de leitores e educação. “A atividade de formação com os professores é extremamente importante, preparada com muito cuidado, para que o desfecho final alcance o objetivo da ideia de forma ampla e plena”, completa.
Até 2025, o Combinando Palavras acumulou a participação de 230 escolas, 300 professores, 50 mil estudantes de 14 cidades da região e 40 escritores. O projeto é realizado também nas feiras de livro de São Joaquim da Barra, Morro Agudo e Guará, e neste ano, estreia em Jardinópolis.
Sobre a FIL
A Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto chega à sua 24ª edição com números positivos. Somente no ano passado, o evento registrou público de 250 mil pessoas, presença de 260 escritores e mais de 400 atividades realizadas em seus 11 dias de duração. O impacto da 23ª edição da feira do livro na economia de Ribeirão Preto foi da ordem de R$ 5 milhões. No combo histórico de 23 anos de realização, a FIL também se apresenta robusta: mais de 7 milhões de visitantes e mais de 3 mil autores participantes.
Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país e também por feiras em municípios do interior paulista. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza diversos projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.
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