18.2 C
Marília

Detran-SP dobra fiscalização a autoescolas, desmontes e outros credenciados na região de Ribeirão Preto

Leia também

Esforço para garantir a qualidade nos serviços é resultado dos 100 primeiros dias de atuação da Diretoria de Gestão Regulatória

Ribeirão Preto, 16 de abril de 2025 – Com uma nova estrutura orientada para a maior eficiência dos serviços, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) fechou o primeiro trimestre do ano com um significativo aumento nas fiscalizações a agentes regulados – um universo de quase 70.000 empresas e profissionais que atuam em nome do Detran-SP. De janeiro a março, autoescolas, desmontes e comércios de autopeças, médicos, psicólogos e companhias de vistoria e estampagem da região de Ribeirão Preto receberam 174 fiscalizações, 100% mais do que no mesmo período de 2024, quando foram realizadas 87 ações.

Uma das vinte superintendências regionais do Detran-SP, a região de Ribeirão Preto teve atenção especial a Centros de Formação de Condutores (CFCs), que foram alvo de 53 operações no período. Em todo o estado, foram realizadas 3.364 ações de fiscalização nos três primeiros meses do ano, 538% a mais que no mesmo intervalo de 2024, quando foram feitas 527 ações.

As operações de fiscalização a empresas credenciadas são realizadas pela Diretoria de Gestão Regulatória (DGR), implantada em janeiro a partir da reforma administrativa. Com essa ótica, o Detran-SP acelerou o ritmo dos processos que têm instaurado contra agentes regulados flagrados em situação irregular ou suspeita.

No primeiro trimestre, foram produzidos 1.488 relatórios de fiscalizações sobre credenciados ligados à área de habilitação, como Centros de Formação de Condutores (CFCs), clínicas médicas e psicológicas, dos quais 73% já foram concluídos e processados, com 263 sanções aplicadas. Já entre agentes de atividades reguladas de veículos, como empresas de estampagem de placas, de vistorias e de desmanches, foram elaborados 1.569 relatórios de fiscalização, dos quais 40,3% estão processados, com a aplicação de 233 sanções.

A regra é clara

Se perceber alguma irregularidade relacionada a algum credenciado ao Detran-SP, o cidadão pode registrá-la no FalaSP, canal de comunicação do Governo do Estado. Também é possível denunciar ocorrências no Disque Denúncia 181. O serviço é da Secretaria de Estado da Segurança Pública e o sigilo é absoluto. A denúncia também pode ser feita na internet, no site: www.webdenuncia.org.br.

Sobre o Detran-SP

O Detran-SP trabalha incessantemente para prevenir sinistros e preservar vidas, com a meta de organizar um trânsito mais seguro e harmonioso entre todos os modais. O órgão segue comprometido em oferecer serviços de excelência aos cidadãos, baseados em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência.

Atualmente, está implementando a transformação digital para melhorar a qualidade de vida dos paulistas, facilitando o acesso aos serviços públicos. Dos 109 serviços oferecidos pela autarquia, 76 já são disponibilizados em formato totalmente digital, não exigindo deslocamentos dos cidadãos para a sua conclusão.

Como o maior órgão executivo de trânsito do país, o Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 35 milhões de veículos registrados e mais de 25 milhões de motoristas habilitados em todo o estado. Mensalmente, emite aproximadamente 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). Em média, são emitidos mais de 136 mil documentos por dia.


Assessoria de Imprensa – Detran-SP

E-mail: [email protected]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias