As escolas municipais de Bauru realizaram ações relativas ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, nesta quarta-feira (2). A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, para informar a sociedade sobre o autismo, reduzir preconceitos e incentivar a inclusão. Nas escolas da Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria da Educação, diversas atividades foram realizadas durante todo o dia.
Na Emef Cônego Aníbal Difrância, no Parque São Geraldo, os alunos fizeram uma caminhada pelas ruas do entorno com faixas e cartazes. Na Emef Etelvino Madureira, no Jardim Araruna, um painel foi elaborado pelos estudantes, e na Emef Claudete da Silva Vecchi, no Parque Viaduto, a discussão foi em sala de aula e com a montagem de chaveiros alusivos a esta importante data. A Emei Edna Faina, no Parque Vista Alegre, também fez uma caminhada com os alunos e pais, enquanto a Emei Maria Alice Seabra Prudente, na Vila Industrial, teve atividades com a presença de pais e mães dos alunos.
A Emeii Pinóquio, no Higienópolis, a Emei Jayme Bichusky, no Jardim Godoy, a Emei Carlos Correa Vianna, no Jardim Vânia Maria, a Emeii Irene Ferreira Chermanont, no Parque Vista Alegre, a Emeii Márcia Andaló Mendes de Carvalho, no Parque Roosevelt, e a Emeii Glaucon Henrique Carniato da Silva, no Parque Jaraguá, fizeram atividades com cartazes e mensagens, o que também ocorreu na Emeii Gasparzinho, no Centro, na Emei Antonio Guedes de Azevedo, na Vila Ipiranga, e na Emei Myryan Apparecida de Oliveira, no Núcleo Fortunato Rocha Lima. Já a Emeii Valéria Dalva de Agostinho, no Jardim Ivone, teve bexigas nas cores da campanha, e a Emei Isaac Portal Roldan, no Núcleo Octávio Rasi, fez painel e informativo nos portões, e contação de história aos alunos. A Emei Abigail Flora Horta, no Jardim Panorama, realizou atividades no parque da escola, e a Emeii José Toledo Filho, no Nova Esperança, organizou uma caminhada com os estudantes.
A Emei Maria Izolina Theodoro Zanetta, no Jardim Terra Branca, a Emei Márcia de Almeida Bighetti, no Mary Dota, e a Emei Carlos Gomes Peixoto de Mello, no Jardim Vânia Maria, também fizeram atividades com cartazes. Para o secretário da Educação, Nilson Ghirardello, o envolvimento das escolas mostra a preocupação com a inclusão. “Tivemos ações em diversas escolas, cada uma com sua característica, com o envolvimento da comunidade escolar, não apenas os estudantes, mas os pais, os professores, os servidores, todos aprendem mais sobre o autismo”, destacou o secretário.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE BAURU