27.9 C
Marília

Marília, Rio Preto e Campinas tem cinema gratuito

Leia também

Exibição de seis filmes em curta-metragem acontece no sábado, 24 de maio, às 19h, no Clube de Cinema da cidade – Av. Sampaio Vidal, 245 – 2º andar, seguida de roda de conversa com mediação da pesquisadora e cineasta Cláudia do Canto

Evento também comemora os 20 anos do coletivo Kino-Olho que, em parceria com o ICINE, está promovendo o audiovisual do interior e litoral de São Paulo com sessões gratuitas e ações formativas em várias cidades, por meio da Emenda Federal de Sâmia Bomfim no projeto Cinema ao Interior

PROGRAMAÇÃO:

Sábado, 24 de maio

🕖 Horário: 19h
📍 Local: Clube de Cinema de Marília
(Av. Sampaio Vidal, 245 – Centro, Marília – SP – 2º andar do Museu de Paleontologia

Filmes a serem exibidos:

Kino-Olho n. 74 – Coletivo Kino-Olho, 2010, 4’
Ensaio Tarkovski – Coletivo Kino-Olho, 2015, 2’
Já Ir – Marina Palmero Butolo, 2018, 12’
Silencioso como Veludo – Bart Anechini, Ricardo Peres, 2023, 14’
Oscália 30 Anos – Erika Araújo, João Vitor, 2018, 15’
Liberdade para Viver – Coletivo Kino-Olho, 2008, 10’
Após a sessão, haverá uma roda de conversa com mediação de Cláudia do Canto.

Obs: Todos os filmes contarão com recursos de acessibilidades (audiodescrição, legenda descritiva e janela de Libras). Os debates contarão com tradução simultânea em Libras.

SOBRE CLÁUDIA DO CANTO:

Pós-Doutora pela Unesp de Rio Claro com o projeto “Filmar em modo criança”, Doutora e Mestre em Educação pela Unesp de Rio Claro na linha de pesquisa: Linguagem, Experiência, Memória e Formação. Atua pelo Kino-Olho desde 2009.

KINO-OLHO

Criado em 2005 pelo premiado cineasta João Paulo Miranda Maria, o Grupo de Pesquisa e Prática Cinematográfica Kino-Olho se tornou referência na formação de público e na produção independente e experimental de filmes, envolvendo centenas de jovens de bairros periféricos, escolas e comunidades rurais da região, que inclui grandes cidades como Marília, Assis e São José do Rio Preto.

O início das comemorações do aniversário se deu em abril, com o Núcleo de Criação Cinematográfica, uma série de seis encontros gratuitos e online que seguem até julho de 2025. Mediados por membros e parceiros do grupo, os eventos abordam temas como “Cinema de Autor”, “Arte Sonora”, “Cinema e Território”, “Cinema Negro”, entre outros. Mais de cem profissionais de todo o Brasil estão inscritos para participar dos encontros.

ICINE

Em busca pela visibilidade e reconhecimento nacional da produção audiovisual do interior e litoral do Estado de São Paulo, o ICine – Fórum de Cinema do Interior Paulista se torna Associação. A apresentação acontece em setembro durante o VI VI Encontro de Cinema do Interior Paulista, em Marília.

Há cinco anos, profissionais do audiovisual vêm se reunindo anualmente para compartilhar e debater as realizações e dificuldades das produções do interior e litoral do Estado de São Paulo. Atualmente, o ICine tem uma base de diálogo com cerca de 500 produtores e realizadores, 122 profissionais cadastrados atuando em cerca de 92 cidades, em todas as macro regiões do estado, que lutam por garantia de apoios e financiamentos, públicos e privados, permanentes para todo o ecossistema audiovisual.

No momento em que a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo se prepara para lançar sua Film Commission, com previsão de chegar em pelo menos dez municípios, conforme anunciado pela secretária Marilia Marton recentemente, a Associação ICine, agora formalizada, propõe estar junto nesta construção. “O ICine alcançou um momento de sua história, longamente aguardado, pelo qual muito se debateu e ao longo dos anos foi acordado tornar-se uma associação. E durante o VI Encontro, daremos início a mais um passo desse marco.”, declara Bruno Lottelli, presidente do ICine

Cinema no Interior – Intercâmbios Formativos

Sessões de curtas-metragens e rodas de conversa – Gratuitos

24/05 | Sessão Marília

Local: Sala do Clube de Cinema de Marília

Av. Sampaio Vidal, 245, Entrada pelo Museu de Paleontologia

21/06 | São José do Rio Preto

Local: Teatro de Bolso da Casa de Cultura Dinorath do Valle

Roberto Simonsen, nº 120, Chácara Municipal, Cep. 15090-000, São José do Rio

Preto – SP

19/07 | Campinas

Local: Museu da Imagem e do Som de Campinas

Rua Regente Feijó, 859 – Centro, Campinas – SP, 13013-051


 Imprensa

Ao Vento Comunica | Leila Bourdoukan

aoventocomunica@ gmail.com | bordoka@ gmail.com

André Canto

andre@pfsi.com.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias