21.6 C
Marília

Nota sobre taxa Selic: Irresponsabilidade social, diz Força Sindical

Leia também

A Força Sindical classificou como perversidade a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) de aumentar a taxa básica de juros em 0,5% a.a. Antes dessa decisão a taxa já estava num valor extorsivo, de 14,25 a.a..

É uma irresponsabilidade social. A decisão quer levar o País para a recessão econômica. Agora, a taxa é de 14,75% a.a..

Continuar com a atual taxa de juros impõe um forte obstáculo ao desenvolvimento do país. É importante ressaltar que a decisão irá refletir nas campanhas salariais no segundo semestre, comprometendo as negociações.

Mesmo com as mudanças no Copom, os seus membros continuam, infelizmente, se curvando aos especuladores e virando as costas para a classe trabalhadora. Vamos continuar protestando contra os juros extorsivos, que vão na contramão do desenvolvimento do País.

A decisão de aumentar a Taxa Selic é nefasta para com os trabalhadores. O termômetro dos tecnocratas do Banco Central tem se mostrado extremamente frio com o setor produtivo, que gera emprego e renda, mas apresenta uma temperatura muito agradável para os especuladores, afirmou a Central Sindical por meio de nota.

As consequências dessa política monetária, que vem sendo praticada pelo Banco Central nos últimos anos, são danos irreparáveis ao desenvolvimento do Brasil, porque trava toda a economia. A taxa alta tem impactos nas taxas de juros de todo o sistema financeiro, ou seja, aumenta o custo do dinheiro para as famílias e empresas.

O momento é de investir para gerar emprego e renda. A manutenção dos juros só serve para restringir o crédito, permitir que os bancos continuem se alimentando de taxas abusivas, e acenar que a produção deve seguir em ritmo lento diante das incertezas geradas por uma política econômica distante da realidade e das necessidades do país.

São Paulo, 7 de maio de 2025

Miguel Torres
Presidente da Força Sindical

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias