17.8 C
Marília

Prefeita de Bauru nomeia a própria mãe Secretária Municipal

Leia também

A prefeita de Bauru, Suéllen Rosim (PSD), nomeou sua mãe, Lúcia de Fátima Silva Rosim, para o cargo de secretária municipal de Assistência Social. A nomeação, oficializada por decreto em 02/01, foi publicada no Diário Oficial nesta terça-feira (07/01).

Lúcia Rosim, que se autodenomina bispa e é fundadora do Ministério Produtores de Esperança, assumirá o cargo com um salário bruto de R$ 16 mil. Ela substitui Ana Cristina de Carvalho Sales Toledo, assistente social que anteriormente ocupava o posto.

Durante o primeiro mandato de Suéllen Rosim (2020-2024), Lúcia presidiu o Conselho Deliberativo do Fundo Social de Solidariedade de Bauru, que é vinculado à prefeitura. Além disso, em 2022, Lúcia foi candidata a deputada estadual pelo PSC, assumindo posteriormente o cargo de secretária parlamentar do deputado Gilberto Nascimento (PSD) por três meses, em 2023.

A Prefeitura justificou a nomeação, afirmando que a escolha foi “baseada em critérios técnicos”. A nota destacou a experiência de Lúcia, que soma quase quatro anos à frente do Fundo Social e mais de 15 anos de atuação em entidades sociais, além de possuir formação em Gestão Pública.

Gestão nega a possibilidade de a nomeação se enquadrar na lei do nepotismo: “Vale destacar que a Súmula Vinculante nº 13 [do STF], que proíbe o nepotismo, não se aplica a agentes políticos, como secretários municipais”. Vedado pela Constituição Federal por contrariar os princípios de impessoalidade e moralidade, o nepotismo ocorre quando um agente público usa de sua posição de poder para nomear, contratar ou favorecer um ou mais parentes.

com informações da imprensa

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias