20.7 C
Marília

Região de Ribeirão Preto apresenta tendência de queda nos óbitos e nos sinistros de trânsito sem vítimas fatais em 2025

Leia também

Dados do Infosiga apontam queda de 18% nos óbitos e de 32% no total de sinistros de trânsito em que não ocorreram mortes em janeiro de 2025

Caíram em 32% os sinistros de trânsito sem óbitos na região de Ribeirão Preto em janeiro de 2025, na comparação com o mesmo mês de 2024, de acordo com o Infosiga, plataforma de dados e estatísticas de trânsito estaduais gerenciada pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). Foram 402 registros do tipo nos municípios do entorno neste início de ano, contra 591 em janeiro de 2024. A tendência regional de queda desse tipo de ocorrência é confirmada pela comparação do cenário de janeiro último com o do mês anterior, dezembro de 2024, quando foram 481 – o que indica 16,5% menos sinistros não fatais no início deste ano.

O aumento progressivo da segurança viária na região de Ribeirão Preto fica claro também pela redução das mortes no trânsito. Foram 14 óbitos em janeiro de 2025, contra 17 em janeiro do ano passado – uma redução de 18%. O número deste ano também é 7% menor do que o de dezembro de 2024, quando ocorreram 15 óbitos no trânsito. Quando os diferentes tipos de modais são analisados em separado, há também registro de diminuição de óbitos na região em relação à maioria deles, na comparação entre o primeiro mês deste ano e o mesmo período de 2024. Envolvendo automóveis, houve queda de 40% nas mortes (três mortes em janeiro deste ano, contra cinco em janeiro de 2024). O percentual de redução de mortes foi de 30% entre as motocicletas (sete em janeiro último, contra dez em janeiro de 2024). Não aconteceram mortes envolvendo pedestres na região no início deste ano – uma redução de cem por cento em relação a janeiro de 2024, quando uma morte de pedestre foi registrada.

Na análise por município, a cidade de Ribeirão Preto apresentou queda no índice de sinistros não fatais ainda mais acentuada do que o da região. Foram 34% menos sinistros sem óbitos em janeiro (261 no primeiro mês de 2025, enquanto em janeiro de 2024 foram 394). Já em Sertãozinho, as reduções tanto de óbitos quanto de ocorrências sem vítimas fatais foram em proporções ainda maiores. Houve queda de 67% nas mortes no trânsito na cidade (dois registros em janeiro deste ano, contra seis em janeiro de 2024) e de 53% nos sinistros sem óbitos (34 em janeiro de 2025, contra 72 em janeiro do ano passado).

Tendência estadual

A queda de sinistros não fatais na região de Ribeirão Preto acompanha a tendência de redução desse tipo de ocorrência observada em nível estadual, inclusive como resultado de ações em prol da segurança viária, que se refletem na redução das ocorrências no trânsito. O Detran-SP trabalha para aumentar a segurança viária, por meio da conscientização da população, fiscalização e criação de políticas públicas. Foi reforçada a implementação de campanhas educativas, com 16 iniciativas desde o início de 2023. As mais recentes têm como foco os públicos mais vulneráveis no trânsito, de acordo com o próprio Infosiga: pedestres e motociclistas. No Carnaval, o órgão estadual de trânsito levou às ruas e à mídia a campanha ‘Brilhe nas festas, não nas estatísticas’, de forma a alertar que as pessoas se divertissem sem colocar a segurança no trânsito em risco.

Com o compromisso de salvar vidas no trânsito, foram ainda intensificadas as operações para coibir a mistura de álcool e direção. Em 2024, foi registrado recorde de veículos fiscalizados em operações contra a alcoolemia: 401.713 motoristas abordados durante todo o ano, um aumento de 56% em relação a 2023. Em janeiro de 2025, em relação ao mesmo mês do ano passado, há aumento de 36%, com 27.945 condutores fiscalizados, contra 20.488 condutores.

Ação na região

Na região de Ribeirão Preto, durante o último Carnaval, entre 27 de fevereiro e 4 de março, 604 veículos foram fiscalizados contra alcoolemia nas cidades de Sertãozinho e Mococa, em ações promovidas pelo Detran-SP com apoio das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica, as ODSI – Operação Direção Segura Integrada. Foram registradas 40 recusas de motoristas ao teste do bafômetro, cinco autuações por direção sob influência de álcool (quando o teste do bafômetro acusa índice de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido) e uma por crime de trânsito – aplicada quando o condutor dirige embriagado (índice acima de 0,34 mg de álcool por litro de ar expelido).

Sobre o Detran-SP

O Detran-SP trabalha incessantemente para prevenir sinistros e preservar vidas, com a meta de organizar um trânsito mais seguro e harmonioso entre todos os modais. O órgão segue comprometido em oferecer serviços de excelência aos cidadãos, baseados em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência.

Atualmente, está implementando a transformação digital para melhorar a qualidade de vida dos paulistas, facilitando o acesso aos serviços públicos. Dos 109 serviços oferecidos pela autarquia, 76 já são disponibilizados em formato totalmente digital, não exigindo deslocamentos dos cidadãos para a sua conclusão.

Como o maior órgão executivo de trânsito do país, o Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 35 milhões de veículos registrados e mais de 25 milhões de motoristas habilitados em todo o estado. Mensalmente, emite aproximadamente 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). Em média, são emitidos mais de 136 mil documentos por dia.


Assessoria de Imprensa – Detran-SP

E-mail: [email protected]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias