21.8 C
Marília

Ribeirão Preto [SP] dialoga com ONGs para buscar soluções para a causa animal

Leia também

Encontro reuniu representantes de 22 organizações de Ribeirão Preto
Foto: Fernando Gonzaga
A causa animal tem sido um dos pilares prioritários da administração municipal, que tem buscado constantemente o diálogo com a sociedade para identificar os principais desafios e as melhores soluções.
Neste contexto, a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto promoveu, nesta sexta-feira, 7, uma reunião com representantes de 22 Organizações Não-Governamentais (ONGs) e protetores independentes atuantes na cidade. O encontro teve como objetivo ouvir as necessidades dessas entidades e construir um planejamento eficiente para o setor.
“Estamos dialogando com quem realmente conhece os problemas, pois nosso objetivo é planejar ações que tragam resultados concretos. Precisamos corrigir falhas e garantir a assistência adequada aos animais. Queremos e vamos fazer isso. Vamos continuar buscando novos investimentos para implementar ações ainda este ano”, afirmou o prefeito Ricardo Silva.
Entre os principais pontos abordados pelas ONGs, destacaram-se a castração de cães e gatos, que ainda é insuficiente, e a necessidade de uma atuação mais intensiva por parte do poder público.
“Já estamos trabalhando nas questões mais urgentes levantadas hoje, como a castração e a assistência municipal. Estamos estruturando o processo licitatório para a aquisição do castramóvel, e a atuação do governo será intensificada, especialmente por meio dos atendimentos na Clínica Veterinária Meu Pet, que deverá ser entregue ao município no segundo semestre deste ano”, explicou o secretário do Meio Ambiente, Claudio Almeida.
Atualmente, a Divisão de Bem-Estar Animal (DBEA) realiza, em média, 4 mil castrações por ano, mas a previsão da Prefeitura é expandir esse número, com a meta de realizar 7.710 castrações utilizando o castramóvel, que ainda será licitado.
Além disso, a administração municipal planeja realizar um censo para identificar a quantidade de cães e gatos domiciliados, comunitários e não-domiciliados. Esse levantamento será fundamental para estruturar um plano mais eficiente de assistência aos animais.
Outra medida que já está em fase de planejamento é a realização de campanhas de conscientização sobre cuidados e bem-estar animal, com o objetivo de combater o abandono, maus-tratos e outras situações que colocam a vida dos animais em risco.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias