100 dias de gestão: Prefeitura lança pacote de investimentos
Com planejamento e foco no interesse público, a Administração já economizou 50 milhões do orçamento; obra do Centro Administrativo será cancelada
Foto: Fernando Gonzaga
A Prefeitura de Ribeirão Preto completa os primeiros 100 dias da atual gestão do prefeito Ricardo Silva com um balanço marcado por decisões firmes, responsabilidade com os recursos públicos e uma visão clara de futuro. Mais do que um marco simbólico, esse período reforça o compromisso da Administração com uma cidade mais justa, moderna e preparada para os desafios dos próximos anos.
“Estes primeiros 100 dias mostram que não estamos aqui para prometer, mas para realizar. Cancelamos obras desnecessárias, como a do Centro Administrativo — um projeto sem interesse público — e vamos direcionar os recursos para onde realmente há necessidade. Nosso foco é transformar Ribeirão Preto com planejamento, inclusão e eficiência”, destaca o prefeito Ricardo Silva.
Segundo o chefe do Executivo, os três primeiros meses de trabalho foram voltados às demandas mais urgentes. “Concluímos as obras da Avenida Nove de Julho e da região central, além de liberarmos os estacionamentos da Dom Pedro e da Avenida Saudade, medidas que trouxeram alívio e renovaram as expectativas dos comerciantes locais. As equipes acompanharam o nosso ritmo de trabalho, atuando com agilidade e eficiência para solucionar as demandas da população. Também realizamos uma revisão criteriosa de todas as novas licitações, o que resultou em uma economia de R$ 53.776.005,59 — o equivalente a 30% dos recursos públicos previstos. Esses valores serão integralmente reinvestidos em melhorias para a nossa cidade”, explicou Silva.
“Nestes primeiros meses de gestão, conseguimos, finalmente, destravar o processo para a implantação do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) em Ribeirão Preto, que será instalado na área da antiga Cianê. Trata-se de uma conquista histórica para a cidade, que passará a contar com uma instituição pública de excelência. Um passo importante rumo a uma Ribeirão mais inclusiva, preparada e com mais oportunidades para todos”, completa Ricardo.
Entre as principais ações voltadas ao futuro de Ribeirão Preto, destacam-se projetos estruturantes em áreas estratégicas como saúde, mobilidade, abastecimento, habitação, segurança e inclusão:
Casa do Autista – Complexo Neurossensorial de Ribeirão Preto – Inspirado em um modelo de referência nacional, o complexo será voltado ao atendimento gratuito de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), suas famílias e a rede escolar. A iniciativa, atualmente em fase de estudos técnicos preliminares, representa um avanço significativo na política pública de inclusão.
UPA Central – Já em fase de licitação, com 33 salas, dois pavimentos e infraestrutura moderna, a nova Unidade de Pronto Atendimento vai ampliar a capacidade da rede municipal, com agilidade nos diagnósticos e acolhimento humanizado. No mesmo prédio, será implantado o Centro de Referência da Mulher, ação inédita e que cuidará integralmente da saúde feminina, com atendimento especializado, em todas as fases da vida.
Maior Complexo de Saúde da América Latina – Em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto receberá o maior complexo de saúde da América Latina. O projeto contempla quatro edifícios, que abrigarão um Centro de Saúde Mental, um Centro Odontológico, uma Farmácia e um Centro de Educação Física voltado à população idosa.
A construção será realizada pela USP, com posterior repasse da gestão à Prefeitura. O complexo será instalado na zona Sul da cidade, entre as avenidas Independência e Adelmo Perdizza, ao lado do Hospital Santa Tereza e próximo à nova Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas, atualmente em obras e com previsão de 400 novos leitos.
Investimentos em abastecimento de água – Quatro novos poços (Califórnia, Vila Tibério, Jardim Paulista e São Sebastião) vão garantir o fornecimento de água para cerca de 60 mil moradores. A ampliação da rede na região da Ribeirânia também reforçará a segurança hídrica do município.
Avanços na habitação e regularização fundiária – Mais de mil lotes e 220 unidades habitacionais serão regularizados ou beneficiados com melhorias em seis comunidades de diferentes regiões. A COHAB Ribeirão Preto é a primeira cidade do Brasil a operar com a nova modalidade de financiamento subsidiado para esse tipo de intervenção.
Mobilidade urbana – Obras aguardadas há décadas finalmente sairão do papel. Projetos como a Via Leste (Avenida Tanquinho) e o prolongamento da Via Oeste (Avenida Rio Pardo) estão em fase de elaboração e vão modernizar o tráfego urbano, conectando regiões e promovendo mais qualidade de vida.
Parque Rubem Cione – A Ordem de Serviço para o início das obras foi assinada durante a coletiva desta quinta-feira, 10. O novo parque urbano contará com pistas de caminhada, ciclovia, áreas de convivência, quadra poliesportiva, iluminação e soluções sustentáveis, como um jardim de chuva para drenagem e preservação ambiental.
Lançamento do Emprega Ribeirão – A nova plataforma digital conecta empresas e candidatos, oferecendo diagnóstico das demandas do mercado e políticas de qualificação profissional. Já disponível no site da Prefeitura, a ferramenta oferece cerca de 700 vagas de emprego, reforçando o compromisso da gestão com o desenvolvimento econômico.
Mais segurança para o Centro – A instalação de bases da Guarda Civil Metropolitana na Praça Francisco Schmidt e no Calçadão amplia a presença do poder público em áreas estratégicas. Cada base terá investimento de R$ 500 mil.
Obra na Avenida Braz Olaia Acosta – Em parceria com a Entrevias e uma contrapartida do Shopping Iguatemi, a intervenção na Avenida Braz Olaia Acosta visa desafogar o trânsito na região, promovendo fluidez e segurança viária.
Os 100 dias de ações da atual gestão pavimentam os próximos 1.361 dias de transformação para Ribeirão Preto. A cidade segue avançando, com foco em cuidar das pessoas, promover políticas públicas eficientes e realizar obras que fazem sentido para a vida de quem vive aqui.