Prefeitos de Bauru, Agudos e Piratininga discutem medidas para a preservação do Rio Batalha
A prefeita de Bauru, Suéllen Rosim, recebeu os prefeitos de Agudos, Rafael Lima Fernandes, e de Piratininga, Sandro Bola, para uma reunião que discutiu medidas de recuperação e preservação do Rio Batalha, importante manancial de abastecimento de água de Bauru. O rio, que nasce em Agudos e passa pelos limites entre Piratininga e Bauru, garante a água de cerca de 26% da população bauruense, especialmente nas regiões central e oeste do município.
A reunião contou ainda com as presenças dos secretários do Meio Ambiente, Nilson Ghirardello, e de Obras, Pérola Zanotto, e do presidente do Departamento de Água e Esgoto (DAE), Renato Purini. No mês passado, a prefeita Suéllen Rosim e secretários visitaram Curitiba/PR, e conheceram uma nova reservação da capital paranaense para os períodos de seca prolongada. Bauru pretende construir um segundo ponto de reservação no Rio Batalha, antes da represa já usada pelo DAE. Além disso, Bauru vem fazendo ações com o Estado para o desassoreamento do rio. Para dar ainda mais força a todas as medidas, a união de esforços com os municípios da região por onde o Rio Batalha passa é decisiva.
Em Agudos, a prioridade é preservar a nascente do Rio Batalha, na Serra da Jacutinga, e a mata ciliar nos primeiros quilômetros do manancial. Já para Bauru e Piratininga, além da recuperação da mata, o desassoreamento é necessário. Piratininga também investe na recuperação do Córrego do Veado, um dos principais afluentes do Rio Batalha antes da represa de captação.
Para a prefeita Suéllen Rosim, apenas com ações conjuntas será possível recuperar o Rio Batalha. “O rio nasce em Agudos e passa por áreas de Piratininga e Bauru até ter a represa de captação. Então é necessário que os três municípios atuem de forma ordenada para a recuperação da mata, o desassoreamento, e mais para frente, Bauru também pretende investir em um segundo ponto de reservação. Também contamos com a parceria do Estado, o governador Tarcísio de Freitas já sabe da nossa necessidade em promover ações e está nos apoiando. Vamos buscar mais recursos para que o Rio Batalha fique nas condições adequadas para continuar abastecendo parte de Bauru”, frisou a prefeita.
Já o prefeito de Agudos, Rafael Lima Fernandes, destacou a preservação da nascente. “O rio nasce em Agudos, e precisamos ter ações conjuntas para proteger este manancial que abastece parte de Bauru, um município tão importante da nossa região”, afirmou. O prefeito de Piratininga, Sandro Bola, também comentou sobre a parceria entre os três municípios. “Em Piratininga já estamos fazendo a manutenção e desassoreamento do Córrego do Veado, que é o maior afluente de Piratininga no Rio Batalha, e vamos unir esforços para ações e para apresentar projetos ao Estado visando a preservação do Rio Batalha”, concluiu.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE BAURU