
Moradores do São Manoel, na Zona Noroeste de Santos, participaram no sábado (20) de mais uma edição do projeto Operação Enrede, iniciativa que promoveu a troca de resíduos recicláveis por alimentos e mobilizou voluntários em ações de preservação ambiental. A atividade beneficiou dezenas de famílias e contribuiu para a retirada de resíduos de áreas sensíveis do município.
A programação teve início com uma Feira de Troca de Resíduos, na qual cada dois quilos de plástico duro limpo foram trocados por uma cesta básica. A iniciativa beneficiou 75 moradores, resultando na distribuição de 457,5 quilos de alimentos e na coleta de 195,5 quilos de resíduos recicláveis.
Na sequência, voluntários participaram de um mutirão de limpeza em área de manguezal, contribuindo para a preservação ambiental e para a conscientização sobre o descarte adequado de resíduos. Ao todo, foram retirados 103,3 quilos de materiais descartados irregularmente, entre pneus, resíduos têxteis, sacolas plásticas, garrafas PET, pinos plásticos e tampinhas.
A ação reforça princípios alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente aqueles relacionados ao consumo e produção responsáveis, à proteção dos ecossistemas e à promoção de comunidades mais sustentáveis.
SOBRE A OPERAÇÃO
A Operação Enrede é um projeto voltado à restauração e proteção dos manguezais. A iniciativa é promovida pelo Instituto Nova Maré, com apoio da Braskem e da comunidade do bairro.
A organização é signatária do Movimento ODS Santos 2030, rede que reúne instituições comprometidas com a implementação da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e com o desenvolvimento sustentável em seus territórios de atuação.
Esta iniciativa contempla os itens 14 e 15 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Vida na Água e Vida Terrestre. Conheça os outros artigos dos ODS.
Fonte: Prefeitura de Santos


