
Mulheres que inspiram, empreendem e transformam histórias encontraram, mais uma vez, um espaço para compartilhar experiências, construir conexões e florescer juntas. Assim foi a noite da quinta-feira (25), em mais uma edição do Donas do Negócio – Agora que são Elas, na sede do Grupo Tribuna (Centro).
O encontro reuniu dezenas de empresárias da Baixada Santista, entre elas participantes do programa Feito em Santos, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Comunicação e Economia Criativa (Secom), em uma programação dedicada ao fortalecimento do empreendedorismo feminino.

Antes das palestras, as convidadas foram recepcionadas por uma apresentação de dança contemporânea, que deu o tom sensível da noite. Intitulado Florescer, o espetáculo foi inspirado no livro O Que o Sol Faz com as Flores, publicado em 2017 pela escritora Rupi Kaur.
No palco, a obra literária, que reúne poemas sobre amor, superação, relacionamentos, empoderamento feminino e reconstrução, teve seus conceitos traduzidos em movimento por duas bailarinas, que em seus gestos interpretaram o florescimento das mulheres em suas trajetórias pessoais e profissionais.
PALESTRAS
Na sequência, o público acompanhou as palestras da especialista em gestão de pessoas e liderança, Elaine Saad, e da designer de joias Cris Porto, que compartilharam suas experiências sobre liderança, inovação, desafios e oportunidades para mulheres que empreendem.

Para Elaine Saad, reunir empresárias em um ambiente de troca de experiências fortalece quem enfrenta diariamente os desafios de liderar um negócio.
“Ser empresária já é um grande desafio, e ser mulher empreendendo traz questões específicas. Esses encontros permitem que elas reflitam sobre seus negócios, conheçam novas experiências e encontrem caminhos diferentes para crescer”, disse Elaine, que falou sobre liderança e gestão de pessoas, “temas que fazem diferença tanto em pequenos quanto em grandes empreendimentos”.

Já Cris Porto ressaltou que conhecer histórias de outras mulheres é uma fonte de inspiração para seguir inovando e superando obstáculos.
“É muito inspirador reunir mulheres que querem aprender com as histórias umas das outras. Nós passamos por diferentes fases da vida e precisamos nos reinventar constantemente. É um orgulho trabalhar com mulheres e poder contribuir para que elas enxerguem o próprio potencial e continuem crescendo”.
FEITO EM SANTOS
Entre as participantes estavam empreendedoras do programa Feito em Santos, que destacaram a importância da iniciativa para ampliar conexões e adquirir novos conhecimentos.
Elis Alves Ramos, da Laricone, afirmou que participar do movimento tem transformado sua trajetória. “Está sendo um divisor de águas na minha caminhada. É incrível conhecer pessoas de segmentos tão diferentes e aprender com cada uma delas. Independentemente da área de atuação, somos mulheres empreendedoras e sempre conseguimos levar um aprendizado para os nossos negócios”.
Para a artesã Marisa da Silva Targinha, do Artesanato de Cobre, partcipar do evento é uma oportunidade de mostrar o trabalho, criar novas conexões, apresentar nossos produtos e estabelecer parcerias. “Estou muito empolgada com as palestras porque levamos muitos conhecimentos para aplicar no nosso dia a dia”.
Promovido pelo Grupo Tribuna, com apoio Prefeitura de Santos, o Donas do Negócio tem como objetivo valorizar e fortalecer o empreendedorismo feminino na Baixada Santista, incentivando a troca de experiências, a capacitação e a geração de novas oportunidades de negócios.
Essa iniciativa contempla os itens 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação) dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Conheça todos os artigos dos ODS
Fonte: Prefeitura de Santos


